Notícias
-
O drama fome é o tema da Campanha da Fraternidade de 2023
No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas não têm garantido o que comer, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Combater essa triste realidade é urgente e motivou a Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema Fraternidade e Fome, a edição de 2023 tem como lema as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14.16).
Conforme o texto divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.
A fome já motivou outras duas Campanhas da Fraternidade. A primeira vez foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”. A segunda foi em 1985, com o lema “Pão para quem tem fome”.
Confira aqui os materiais da Campanha da Fraternidade 2023: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2023
Oração da CF 2023
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.Amém.
-
Antonio Hilton da Silva Rocha é ordenado sacerdote
No dia 04 de fevereiro de 2023, às 18h30min, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em General Sampaio (CE), ocorreu a celebração solene de Ordenação Presbiteral do religioso Josefino, Antonio Hilton da Silva Rocha, sendo bispo ordenante, Dom Irineu Roman, religiosos Josefino e arcebispo de Santarém (PA). O neossacerdote escolheu como lema: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu” (Lc 15,31).
A celebração eucarística de ordenação contou com a presença: do bispo diocesano de Itapipoca (CE), Dom Rosalvo Cordeiro de Lima; do provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Marcelino Modelski (provincial); de nove sacerdotes Josefinos; dois sacerdotes Redentoristas; um monge Beneditino; sete sacerdotes diocesanos, além de religiosos Josefinos, um frater Redentorista e uma irmã Murialdina de São José.
A ordenação sacerdotal fora precedida por uma semana missionária rica de momentos vocacionais. Houve caminhadas matinais com oração do terço vocacional, visitas e bênção às casas e as famílias, visita ao hospital e colégios, bênção dos enfermos e idosos, confissões e celebrações eucarísticas, oratório com as crianças e adolescentes e luau com os jovens.
Pe. Antonio Hilton recebeu a missão de ser vigário paroquial em Juazeiro do Norte (CE).
-
Semana Missionária Vocacional
Com grande alegria convidamos a todos a participarem da Semana Missionária Vocacional em preparação à Ordenação Presbiteral do Diácono Antonio Hilton. As Celebrações serão transmitidas pelo YouTube da Congregação de São José.
Semana Missionária Vocacional - Abertura - 29.01.2023 - 19h
https://youtu.be/wdmYjYNm8U0Semana Missionária Vocacional - Live Vocacional - 30.01.2023 - 19h30
https://youtu.be/DoNi07p2UyASemana Missionária Vocacional - Celebração Eucarística com Bênção da Saúde - 31.01.2023 - 19h
https://youtu.be/3DdrokuXJuwSemana Missionária Vocacional - Celebração Eucarística votiva a São José - 01.02.2023 - 19h
https://youtu.be/Zn1VR271ZlUSemana Missionária Vocacional - Celebração Eucarística - 02.02.2023 - 19h
https://youtu.be/3a-BmF3cdQwSemana Missionária Vocacional - Celebração Penitencial - 03.02.2023 - 06h
https://youtu.be/0vEsKkH9ft0 -
Ordenação Presbiteral do Diácono Antonio Hilton da Silva Rocha ocorre no dia 04 de fevereiro
No dia 04 de fevereiro de 2023, às 18h30min, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em General Sampaio (CE), ocorrerá a celebração solene de Ordenação Presbiteral do diácono Antonio Hilton da Silva Rocha na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. A solenidade também será transmitida pelas Redes Sociais dos Josefinos de Murialdo.
O Diácono Antonio escolheu como lema: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu” (Lc 15,31).
Em preparação ao evento será realizada uma Semana Vocacional, entre os dias 29 de janeiro a 03 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em General Sampaio (CE), com diversas atividades, como caminhadas matinais, oratórios e celebrações.
Sobre o Diácono Antonio Hilton da Silva Rocha – CSJ
Diácono Antonio Hilton da Silva Rocha nasceu no dia 12 de maio de 1992, em General Sampaio (CE). É o quarto filho de Antonio Ilson Rocha e Maria Gorete da Silva Rocha.
Hilton iniciou sua caminhada vocacional em 2011, na comunidade religiosa de Fortaleza (CE). Em 2012 foi enviado para o Postulado, em Londrina (PR); fez seu Noviciado em 2014, em Caxias do Sul (RS); emitiu os primeiros votos em Fazenda Souza, Caxias do Sul, no dia 10 de janeiro de 2015. Após, foi enviado o Escolasticado no Guará I (DF). De Brasília foi enviado para o Magistério, em Mendoza (Argentina), nos anos de 2017 e 2018. Desde 2019 pertence à comunidade do Teologado, em Londrina, onde cursou Teologia, na PUC/PR.
No dia 10 de janeiro de 2020, Hilton recebeu o ministério de leitor e no dia 12 de fevereiro de 2021, o ministério de acólito. No dia 18 de setembro de 2021, na Paróquia Cristo Bom Pastor, professou os votos perpétuos e no dia 19 de junho de 2022, foi ordenado diácono.
-
Grupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18
Vivendo o Natal sob o amor de Maria é o tema do encontro que será assessorado pelo Frater Jéverson de Andrade
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.O décimo encontro será no domingo, 18 de dezembro e abordará o tema: “Vivendo o Natal sob o amor de Maria” e será assessorado pelo Frater Jéverson de Andrade.
Os encontros de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro abordaram os seguintes temas: A Congregação de São José - de Turim para o mundo; A Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (práticas educativas); A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global; Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo; a Rede de JuventudeS na perspectiva carismática de Murialdo”; “o Despertar de vocações pelo carisma profético de Murialdo”, A força da Palavra vivida no carisma e o carisma de Murialdo: impulso para a missão.
“A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade”, sob assessoria da Ir. Ana Simoni Daros Deõn.
-
Família de Murialdo promove Celebração de Ação de Graças
No último sábado, dia 26 de novembro, a Família de Murialdo do Centro Técnico Social (CTS) promoveu uma Celebração de Ação de Graças, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo (Rua Dr. Montaury, 710 | Centro | Caxias do Sul), animada pelas crianças e adolescentes da Ação Social Murialdo. Um momento para agradecer todas as bênçãos e graças recebidas durante 2022.
A celebração, que teve como tema Pela vida, pela saúde e pelos 150 anos dos Josefinos de Murialdo, foi presidida pelo diretor da Instituição, Pe. Gilberto da Câmara e concelebrada por diversos sacerdotes. A ocasião, também contou a presença de religiosos, Família de Murialdo e comunidade local.
A presidente da Associação dos Amigos de Murialdo (AAMur), do Núcleo da ANALAM CTS, Bernardete Chiesa, destacou que 2022 foi um ano de muitos desafios, oportunidades de crescimento e realizações. E tudo foi possível graças ao envolvimento de muitos voluntários e da comunidade. “Como Associação rezamos, confraternizamos, nos encontramos e nos solidarizamos, realizamos diversos eventos beneficentes e fomos apoio a muitas pessoas, especialmente junto à nossa Ação Social Murialdo”.
Bernardete também destacou que a ANALAM está há 30 anos participando da corrente do bem e da cultura da solidariedade, e fez um convite para que mais pessoas possam se engajar na causa. “Agradeço a todos que já fazem parte da Família de Murialdo, vivem a espiritualidade a partir do amor misericordioso de Deus e se inclinam para levantar a vida caída e ameaçada. Convido os demais a fazerem parte desta corrente, seja doando o seu tempo, colaborando com gêneros alimentícios, participando dos eventos beneficentes ou de outras formas de solidariedade”.
Após a celebração, foi realizada uma confraternização com as crianças, adolescentes e famílias da Ação Social Murialdo, no refeitório da Ação Social.