Notícias
-
Murialdo Santa Fé comemora 44 anos de atuação
No sábado, dia 21 de maio, o Murialdo Santa Fé (Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente Murialdo) celebrou 44 anos transformando vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A solenidade ocorreu no UCS Teatro, em Caxias do Sul (RS) e contou com apresentações artísticas, homenagens e também marcou o lançamento do Programa Apadrinhar.
Estiveram presentes autoridades civis e religiosas, ex-educandos e ex-educadores, educandos, aprendizes, funcionários, amigos, parceiros e convidados.
O Murialdo Santa Fé, antiga ACPMEN, está localizado na Zona Norte de Caxias do Sul (RS) e tem a missão de promover a proteção e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, por meio do acolhimento e da formação cidadã e profissional fundamentada na pedagogia do amor. Atende por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (06 a 15 anos no contraturno escolar) e da Aprendizagem Profissional (15 a 17 anos).
Sobre o Projeto Apadrinhar:
O Projeto “Apadrinhar’’ é uma iniciativa que busca fortalecer laços de afeto entre a criança ou adolescente com a família e, também, com a sociedade para que se desenvolvam de forma saudável, com amor, consciência e cidadania.
Segundo a coordenadora Raquel Ivanir Marques o apadrinhamento significa proteger, defender, cuidar, patrocinar ou auxiliar uma criança ou adolescente em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal ou profissional. “As madrinhas e os padrinhos provedores oferecem auxílio financeiro às crianças e aos adolescentes, na medida em que colaboram e amparam as necessidades da Obra Social em itens como luz, água, materiais didáticos, de higiene e limpeza, alimentação, transporte, manutenção dos espaços físicos, capacitações dos colaboradores, custeio de eventos pontuais e passeios para os educandos”, explica.
O apadrinhamento ocorre em duas modalidades:
*Apadrinhamento Material/financeiro: compreende a ajuda na realização de projetos e na sustentabilidade das atividades na instituição, ou, ainda, no apadrinhamento de crianças e adolescentes atendidas. Além disso, o padrinho poderá contribuir com a manutenção e a qualificação dos espaços com materiais e serviços. Essas contribuições serão pontuais, conforme a possibilidade e os projetos. Para efetivar o apadrinhamento de uma criança e adolescente da instituição, sugere-se o valor mínimo de R$ 87,00 mensais, este valor é apenas uma sugestão, ou seja, o padrinho pode contribuir com outro valor.
*Apadrinhamento Voluntário: compreende na disponibilização do tempo para a instituição: atuação nas ações, eventos e formações da instituição e fomento das atividades. O padrinho ou madrinha poderá colaborar com as atividades que são desenvolvidas, ou ainda, de acordo com suas habilidades ou formações, por meio da organização com a Coordenação Pedagógica.
Acesse: doacoes.murialdo.com.br
-
Mês Murialdino: Padre Luciano Costa e Padre Elves Bessa participam do encontro dos religiosos jovens e da vida religiosa
Em 2022, a província Equador-Colômbia da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) está comemorando os 100 anos da chegada dos primeiros religiosos no Equador. Dentre tantas atividades para celebrar a data, está a realização do Mês Murialdino, de 27 de abril a 28 de maio de 2022, em Quito, com o tema: “100 anos evangelizando com alegria - fazendo história desde 1922”.
Dentro desse mês acontecem várias semanas temáticas relacionadas ao carisma de Murialdo. Dos dias 27 a 29 de abril aconteceu o Encontro Internacional de religiosos Josefinos de até 10 anos de profissão perpétua, reunindo religiosos das mais diversas nações onde há a presença dos Josefinos de Murialdo. O encontro foi coordenado pelo vigário geral da Congregação, Padre Nadir Poletto. Da província brasileira fizeram-se presentes o Padre Luciano Costa e o Padre Elves Bessa.
Após o término desse encontro, os Padres Luciano e Elves participaram da semana de reflexão sobre a vida religiosa com o tema: “A vida religiosa no contexto da reforma da Igreja”, tendo como assessor o Padre Guillermo Campuzano, teólogo da CLAR (Conferência Latino-Americana de Religiosos). Fizeram-se presentes Josefinos de Murialdo e Irmãs Murialdinas de São José. Foi um encontro de muita fraternidade e interação das mais diversas experiências que, como Família de Murialdo, estão sendo realizadas nas diversas nações.
O nosso agradecimento pela acolhida dos Josefinos da província do Equador-Colômbia e a toda Família de Murialdo.
Que Deus continue nos dando força para sermos anunciadores do Evangelho de Jesus, inspirados por esse belo carisma dado por Deus a São Leonardo Murialdo.
-
Miguel Angel Mosquera Mosquera é ordenado diácono
No sábado, 07 de maio, na Igreja São Leonardo Murialdo de Quito (Equador), o religioso Josefino e estudante no Teologado Internacional de Londrina (PR) Miguel Angel Mosquera Mosquera foi ordenado diácono pelas mãos do bispo do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Dom Celmo Lazzari que também é religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo.
A solenidade faz parte das festividades dos 150 anos de fundação da Congregação e dos 100 anos da presença dos Josefinos na missão do Equador. A celebração contou com a presença de representantes de religiosos de toda a Congregação e participantes do Mês Murialdino, bem como da comunidade local, familiares e amigos de Miguel.
Miguel Angel Mosquera Mosquera nasceu no dia09.01.1989, em Istmina Chocó - Colômbia.É filho de Maria Cristina Mosquera e José Bernardo Mosquera Murillo.
Processo Formativo:
- Ensino Fundamental: Universidade Uniagustiniana.
- Ensino Médio: Escola Diego Luis Cordoba de Ninha.
- Postulado: Bogotá (Colômbia).
- Noviciado: Equador (Quito). Mestre: Pe. Julio Bertoldi.
- Filosofia: Bogotá (Colômbia). Mestre: Pe. Hugo Sanchez.
- Magistério: Primeiro ano em Quito (Equador) e o segundo, em Guayaquil (Equador).
- Teologia: Londrina (PR).
-
Grupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18
Terceiro encontro abordará a Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, está propondo um grupo de estudo e reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O terceiro encontro será na quarta-feira, 18 de maio, e abordará o tema A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global e será assessorado pelo Pe. Geraldo Boniatti.
Os encontros de março e abril abordaram os temas Congregação de São José: de Turim para o mundo e a Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (praticas educativas), respectivamente.
Temas planejados para 2022:
Maio
A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global.
Junho
Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo.
Julho
O testemunho carismático na Família de Murialdo (Juventude e os empobrecidos).
Agosto
O testemunho do carisma profético para as vocações: dom da Divina Providência (Comunhão de Vocações).
Setembro
A força da Palavra vivida no carisma.
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão!
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade!
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (sede devotíssimos de Maria).
-
Ir. Luizinho parte para a Casa do Pai
Com pesar comunicamos o falecimento do religioso josefino, Ir. Luiz Albino Manfron – IR LUIZINHO, ocorrido hoje, 27 de abril, aos 68 anos, na comunidade religiosa de Ana Rech. O velório será a partir das 13 horas, na Igreja Matriz de Ana Rech, com missa de despedida às 16 horas. Após, às 17h, o sepultamento ocorre no jazigo da Congregação, no Cemitério Matriz de Ana Rech – Caxias do Sul (RS).
Rezemos pelo seu descanso eterno.
IR. LUIZ ALBINO MANFRON nasceu emIbiaçá (RS), no dia 22 de agosto de 1953. Ingressou no postulado em 1984 e, em 1985, fez o noviciado; professou osprimeiros votos na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), no dia 22 de fevereiro de 1986 e os votos perpétuos, no dia 21 de agosto de 1994. Era ministro da Eucaristia e atuava na comunidade de Ana Rech.
-
Conselho Provincial se reúne com lideranças da Paróquia Santa Rita de Cássia
Neste domingo, 24 de abril, o Conselho Provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo se encontrou com as lideranças e os sacerdotes da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Planaltina (DF). A reunião contou com a presença do provincial Pe. Marcelino Modelski, do vice-provincial e pároco da Paróquia Santa Rita Pe. Lídio Roman e dos conselheiros Pe Vitor Abreu e Pe. Gilberto Florença da Câmara.
No encontro foi apresentado o tema dos 150 da Congregação, aprofundado o carisma Josefino nas paróquias e a importância do trabalho com as crianças, adolescentes e jovens, especialemnte os empobrecidos. Foi um momento importante para a comunidade no fortalecimento da Paróquia Murialdina em unidade com toda a congregação e a igreja.
DE TURIM PARA O MUNDO, CAMINHANDO COM OS JOVENS: esse é o slogan do ano jubilar (2022-2023) dos 150 anos da fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo e destaca a abertura para o mundo, não apenas em termos geográficos, mas, culturais à luz da encíclica Fratelli Tutti e da Laudato Si do Papa Francisco. Além disso, resgata a importância de se viver o ser de “amigos, irmãos e pais”, para os jovens, caminhando com eles para responder juntos aos desafios do presente e do futuro.
O ano jubilar busca realizar uma memória de gratidão sobre o passado, acolher o desafio do presente e ter um olhar para o futuro.