Notícias
-
Conheça o logotipo dos 150 anos de fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo)
O Superior Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Pe. Tullio Locatelli, diretamente da sede da Congregação, em Roma, apresentou o logotipo e anunciou o lema comemorativo aos 150 anos de fundação da Congregação que acontece em 19 de março de 2023: “De Turim para o mundo a caminho com os jovens”.
Para o religioso dois elementos são essenciais para comemorar o ano jubilar: “a abertura ao mundo, não apenas em termos geográficos, mas, em termos culturais à luz das encíclicas do Papa Francisco Fratelli tutti e Laudato si' e viver o ser “amigos, irmãos e pais” para os jovens, caminhando com eles para respondermos juntos aos desafios do presente e do futuro”, destacou Locatelli.
O LOGOTIPO
A ideia que orientou a criação do logotipo é “A vida como caminho”. Em primeiro lugar, a figura humana é colocada em ênfase em sua vocação cromática. Trata-se de uma representação idealizada pelas crianças, adolescentes e jovens que manifestam alegria e vitalidade. Eles são o eixo central e a meta de nossa missão no âmbito da Família de Murialdo. O círculo quer representar a “espiritualidade” como meta do Caminho. Este círculo, que representa também o mundo, contém a “Cruz de Cristo” (desenhada em forma de “T”) que recorda o lugar da origem da Congregação (Turim). Na parte inferior da composição é assinalada a identificação de um “Caminho”, que faz referência à “realidade terrena” (com os pés no chão, mas sempre guiados pelo céu). As cores centrais representam uma fusão dos tons tradicionais do escudo de Murialdo. Por fim, o conjunto de elementos gráficos, na complexidade da estrutura composicional, conduz à leitura do número “150”, idade da Congregação de São José.
O logotipo foi criado pela designer gráfica Alexis Aimetta, de Buenos Aires (Argentina).
-
Pe. Iber Sompi Malu toma posse como vigário da Paróquia de São Benedito (São Paulo – SP)
Neste domingo, dia 13 de março, na Paróquia São Benedito de São Paulo (SP), setor Jaçanã, aconteceu a posse canônica do Pe. Iber Sompi Malu, sacerdote da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), como vigário paroquial.
A solenidade foi presidida pelo Vigário Episcopal D. Jorge Pierosan, concelebrada pelo Pároco Pe Idair Bonadiman e pelo vigário Pe. Iber. A comunidade de São Benedito se alegra e reza pela missão do novo vigário; que ele seja sinal da presença de Deus no meio do seu povo por meio do carisma de São Leonardo Murialdo.
-
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (São Luís – MA) comemora 13 anos
Na terça-feira, 08 de março, uma solene celebração eucarística marcou os 13 de fundação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão (São Luis – MA). A santa missa foi celebrada pelo pároco, Pe. Valmir Lorandi e concelebrada pelo vigário, Pe. Jorge Forini.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Luizão - No dia 8 de março de 2009, com a presença do arcebispo de São Luís (MA) Dom José Belisário da Silva, foi criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima - Vila Luizão, na periferia de São Luís e dado posse ao primeiro pároco, Pe. Antônio Lauri de Souza e ao vigário paroquial Pe. Luigino Arduino Rossi, religiosos Josefinos recém-chegados naquela comunidade (11/02).
A nova paróquia, desmembrada da São Francisco e Santa Clara, engloba territórios dentro dos municípios de Passo do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e São Luís. Os limites foram traçados em visita local realizada pelo Dom José Belisário da Silva e pelo Pe. Antônio Lauri de Souza.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sintonizada com os compromissos assumidos pelas paróquias coordenadas pelos Josefinos, orienta-se para estar em estado permanente de missão e em abertura sinodal.
Atualmente, Pe. Valmir Lorandi é o pároco daquela comunidade que é tão carente de políticas públicas como o acesso à educação, saúde, alimentação, moradia, saneamento, emprego, segurança... mas, tão solidária e cheia de fé que, além da organização pastoral, está em fase de construção da nova igreja matriz!
Que Maria, de Fátima, com seu manto sagrado, continue protegendo seus filhos e levando-os a Jesus!
-
Família de Murialdo lança Grupo de Estudo e Reflexão
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, está propondo um grupo de estudo e reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O primeiro encontro será nesta sexta-feira, 18 de março, e abordará o tema “De Turim para o mundo caminhando com os Jovens” e terá a coordenação da Equipe Profecia e Carisma.
LINK DE ACESSO: https://meet.google.com/qay-eckd-bzp
Temas planejados para 2022:
Março
De Turim para o mundo: caminhando com os jovens.
Abril
A Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo.
Maio
A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global.
Junho
Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo.
Julho
O testemunho carismático na Família de Murialdo (Juventude e os empobrecidos).
Agosto
O testemunho do carisma profético para as vocações: dom da Divina Providência (Comunhão de Vocações).
Setembro
A força da Palavra vivida no carisma.
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão!
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade!
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (sede devotíssimos de Maria).
-
Padre Antônio de Castro Lima toma posse como pároco de Ana Rech
No último sábado, 05 de março, durante a celebração eucarística das 18 horas, tomou posse como pároco da paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech (Caxias do Sul – RS), o padre Antônio de Castro Lima que, até então, era vigário paroquial da paróquia Santa Rita de Cássia de Planaltina (DF).
A solenidade contou com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, D. Jose Gislon; do provincial da província brasileira dos Josefinos de Murialdo, padre Marcelino Modelski; demais sacerdotes, seminaristas e povo de Deus.
Na celebração, o bispo diocesano leu o documento de nomeação e a provisão que dá posse ao novo pároco, dando a ele os deveres e os poderes para a administração dos bens, como também, a condução pastoral que lhe é confiada.
Padre Antônio, de posse da palavra, agradeceu a confiança e disse que não medirá esforços para atender bem o povo, animar as comunidades, ministrar os sacramentos, visitar os doentes.
-
Paróquia São Jorge: Terço dos Homens acontecem às segundas-feiras
O Movimento do Terço dos Homens da paróquia de São Jorge iniciou em agosto de 2018, com 11 homens rezando com fé e devoção à Nossa Senhora. No auge dos encontros, chegou-se a contar com a participação de 50 homens numa noite, onde se sentia a força da oração. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, logo após a Missa da Esperança, na paróquia São Jorge de Quintino (Rio de Janeiro – RJ).
Em fevereiro de 2020, o grupo conseguiu participar da Romaria Nacional do Terço dos Homens, no Santuário de Aparecida do Norte (SP). Com a pandemia, a participação foi limitada e, atualmente, o Movimento está se reestruturando com a campanha de um homem trazer um irmão-amigo para participar.