Notícias
-
Religiosos renovam votos temporários e recebem ministérios
No entardecer do dia 21 de janeiro de 2021, na Capela do Hotel Murialdo (antigo Seminário) em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS), aconteceu a celebração da renovação dos votos religiosos do Fr. Gean Barbosa, Fr. Jéverson de Andrade, Fr. Leandro Gonçalves, Fr. Matheus Reis, Fr. Osvaldo Filho, Fr. Pierre Onitchango, Fr. Ricardo Júnior. A solenidade foi presidida pelo provincial Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Além da renovação dos votos, o Fr. Leandro Gonçalves recebeu o ministério do Leitorato e o Fr. Jéverson de Andrade, o ministério do Acolitato.
O Acolitato é o ministério dado pela Igreja para auxiliar o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. O Leitorato é o ministério recebido com a intenção de da pessoa auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.
Fr. Leandro afirma que “na celebração de encerramento dos exercícios espirituais aconteceu a renovação dos votos religiosos de obediência, castidade e pobreza. Também, recebi o ministério do leitorado. Ressalto que irei desempenhar com zelo e amor a proclamação da Palavra de Deus, meditando-a e ajudando os fies a vivê-la em seu dia a dia. Já a renovação dos votos é sinal de confirmação da minha consagração a Deus e ao carisma de São Leonardo Murialdo.”
Fr. Jéverson diz que “Em tudo amar e servir. Renovo minha consagração a Deus no Carisma de Murialdo e, ao receber o ministério de Acolitato, me ponho a serviço do Reino, servindo os altares da comunhão e da partilha. Gratidão a todos que caminham comigo e rezam por mim e por meus irmãos. Deus nos fortaleça para melhor servi-lo.”
-
FR. Sebastião renova votos religiosos e é instituido leitor
No dia 20 de janeiro de 2022, na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará I, Brasília – DF, aconteceu a Celebração Eucarística com a renovação dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência do Fr. Sebastião Souza da Silva. A Celebração foi presidida pelo Pe. Genuíno Roman, delegado pelo Provincial, com a presença do Pe. Cristiano Parnahiba (religioso Josefino) e de paroquianos.
Ainda na mesma celebração, o Fr. Sebastião recebeu o Ministério do Leitor para melhor servir a Igreja de Deus. Com este ministério, o religioso tem a missão de preparar, com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia.
“A vocação religiosa Josefina põe os confrades, os clérigos e os irmãos religiosos a serviço da missão profética e evangelizadora da Igreja para edificá-la como corpo de Cristo. Comprometendo a própria vida em favor da juventude mais carente, eles testemunham a força transformadora do Evangelho na promoção do homem e na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.” (Constituições 2007, 3).
Para Frater Sebastião, “O momento de renovação dos votos e instituição do ministério do leitorato foi um momento especial de renovação da fé e da amizade; um momento da família de Murialdo, que se encontrou para louvar a Deus pela vida e vocação. São Leonardo Murialdo, com certeza, ficou muito feliz em ver sua família religiosa reunida.”
-
Pe. Celso Copetti celebra 25 Anos de Sacerdócio
"Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,5).
No domingo (09/01/22), dia do Batismo do Senhor, a Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) celebrou os 25 anos de Ordenação Sacerdotal do religioso, Pe. Celso Copetti. Neste dia, as comunidades que formam a Paróquia Cristo Bom Pastor de Londrina (PR) se reuniram para agradecer os 25 Anos de Sacerdócio do pároco, Padre Celso, que teve seu ministério marcado pela profecia. A celebração eucarística presidida pelo próprio jubilando e concelebrada pelos confrades Pe. Carlos Wessler, Pe. Esvildo Peluchi, Pe. Vilmar Roecker, o Vice-Provincial Pe. Lídio Roman e o Provincial, Pe. Marcelino Modelski marcou o ápice das comemorações, reunindo o povo no ginásio da Epesmel, respeitando os protocolos e cuidados devido à Covid-19.
A celebração foi muito animada e participativa, com a presença dos teólogos da Congregação, lideranças, amigos e povo de Deus.
Durante a semana foi realizado um Tríduo Vocacional em preparação à grande festa litúrgica. Foram momentos de muita espiritualidade com a participação e a unidade entre as comunidades.
Logo no início da Celebração dos 25 anos de Sacerdócio, no domingo, recebemos a imagem de Nossa Senhora, a quem Pe. Celso tem uma devoção profunda, entronizada ao som da Ladainha dos Empobrecidos, pedindo à Mãe o cuidado especial pelos mais necessitados, os pobres. Em seguida, as comunidades presentearam o pároco com uma linda casula dourada, que foi prontamente abençoada pelo Provincial da Congregação, Pe. Marcelino e revestida pela família Pires. Durante a bênção das vestes, Pe. Marcelino ressaltou a simbologia da veste que o jubilando recebia: “Pe. Celso recebe a casula, que significa uma pequena casa. O Pastor acolhe em si a vida do rebanho, a vida das pessoas. Quando o padre a usa, ela tem esse sentido: eu dou a minha vida, eu cuido na minha vida e na minha casa daqueles e daquelas que Deus me confiou.”Após, todos estenderam as mãos para abençoar a casula: “Por intercessão de São José, de São Leonardo Murialdo e da Bem-Aventurada Virgem Maria, Deus abençoe esta casula, sinal do acolhimento e da proteção do Pastor com suas ovelhas, a serviço da vida como o mestre Jesus: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Durante a homilia, Pe. Celso falou sobre o chamado de Deus através do batismo: “Neste dia em que celebramos o batismo e recordamos os meus 25 anos de sacerdócio, somos convocados a assumir nossa missão enquanto batizados e batizadas ungidos pelo Espírito Santo.”
Ao final da celebração, as crianças e adolescentes - revestidos de anjos -, levaram o jubilando até a imagem de Nossa Senhora para, mais uma vez, consagrar sua vida aos cuidados da Mãe de Deus para que ela continue o impulsionando, abençoando e protejendo.
Nos agradecimentos finais, Padre Celso ressaltou a importância da comunidade em sua vocação, desde sua infância, com seus pais, até hoje, como pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor de Londrina; agradeceu também aos padres Lidio e Marcelino que, há 25 anos, estavam presentes em sua ordenação e ao padre Valdir Susin, que o convidou para o seminário e aos demais confrades presentes; agradeceu a seus pais, que foram seus primeiros catequistas na iniciação à vida cristã e a todos que participaram de sua formação e caminhada até aqui.
Ainda, em seus agradecimentos, Pe. Celso ressaltou: “Quando a comunidade trabalha unida é muito forte, mas falta ainda mais unidade e eu desafio vocês que estão aqui: vistam a camisa. Não basta dizer ‘eu sou católico’, não basta dizer ‘eu conheço o evangelho’. Vistam a camisa de Cristo e não a camisa do pároco e vamos caminhar juntos. O Papa Francisco nos pede comunhão, participação e missão. Então, nesses 25 anos de minha vida sacerdotal, minha alegria é ver vocês aqui; alegria receber uma mensagem da família, dos amigos, daqueles que estiveram juntos. Dificuldades todos temos e ainda tenho. Eu estive quase morto, o médico me disse um dia: ‘você não tem mais jeito’ e eu disse: ‘tenho sim, pois confio em Nossa Senhora’. [...] Confiem em Nossa Senhora, São José, São Leonardo Murialdo e em Jesus Cristo. Sintam-se todos agradecidos. Deus os abençoe e mantenham-se firmes e fortes. ‘Combati o bom combate e guardei a fé’”.
Fotos: Divulgação
-
Murialdo realiza Celebração de Natal nesta terça-feira, 14 de dezembro
A Província Brasileira do Josefinos de Murialdo convida religiosos, Leigos Amigos de Murialdo, paróquias, direções e funcionários do ILEM, amigos e familiares a participarem da Celebração de Natal 2021. O evento ocorrerá amanhã, 14 de dezembro, de forma on-line pelo YouTube e Facebook dos Josefinos de Murialdo, às 20h.
Será um momento de agradecimento pelo ano de 2021, além de celebrar todas as obras presentes no Brasil. Participe!
Serviço:
Data: 14/12
Horário: 20h
Transmissão:
- YouTube: https://youtu.be/6-H0jUUZATY
- Facebook: @josefinosdemurialdobrasil
-
Conferência Interprovincial ocorre em Vesuviano (Itália)
De 29 de outubro a 07 de novembro ocorre, em Vesuviano (Itália), a Conferência Interprovincial da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). Participam do evento todos os provinciais da Congregação e é um representante da Formação, além de alguns leigos convidados e representantes das Irmãs Murialdinas de São José! Da Província Brasileira estão participando o provincial, Pe. Marcelino Modelski e o mestre dos Teólogos, Pe. Carlos Wessler.
A Conferência tem como pauta a Pastoral, a Formação, o Governo e a Economia!
-
Paróquia Nossa Senhora das Candeias inaugura Oratório Murialdo
"Em cada casa, um oratório; em cada quintal, uma oficina"
A referência à histórica frase do padre Cícero Romão Batista, sacerdote aclamado no Nordeste brasileiro, traz consigo o significado para implementar atividades que introduzam o carisma Josefino na vida das crianças, dos adolescentes e jovens e os estimule ao desenvolvimento enquanto cidadãos. Esse é o objetivo da Obra Social "Murialdo em Ação", que é executada na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará. A atividade é aberta à população infantojuvenil da área territorial da comunidade e proporciona encontros para conhecer São Leonardo Murialdo e seu carisma e vincula à oração como fortalecimento espiritual, além de outras ações de ludicidade e de desenvolvimento de habilidades sociais que auxiliam a vivência em comunidade e os prepara para a vida.
Neste intuito, o projeto Murialdo em Ação, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, inaugurou, no dia 26 de outubro, as atividades do Oratório Murialdo em prol das crianças, dos adolescentes e dos jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com a participação da Universidade Potiguar (@universidadepotiguar).
Segundo o coordenador da Obra, Lucenildo Lima, esta é uma das maneiras pelas quais a Congregação de São José (CSJ) passa a integrar a Ação Social e propaga a missão de Murialdo. "Por sermos uma Paróquia Josefina, o diferencial é esse trabalho com a juventude e com os mais necessitados, trabalhando e vivenciando o carisma junto às comunidades.", destaca.
Lucenildo recorda que as primeiras experiências se deram, por iniciativa do padre Geraldo Luiz Canever, pároco entre 2018 e 2021, na capela de São Pedro, pertencente à paróquia e se pautaram na evangelização e na promoção de atividades lúdicas e culturais. Por causa da pandemia, houve uma pausa no projeto. Contudo, atualmente, não apenas estão sendo retomadas, mas são ampliadas para outras comunidades da paróquia. "Até o mês de novembro, todas as comunidades vão ter um Oratório de São Leonardo Murialdo. Já temos três planejados: dois nas comunidades e um na matriz", afirma o coordenador.
O oratório da igreja matriz de Candeias tem seu funcionamento todas as terças-feiras, no período noturno, como ramificação do projeto "Murialdo em Ação". Para viabilizar o projeto, estão sendo firmadas parcerias com entidades e empresas que apostam na melhoria de vida aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os atendimentos são realizados em conjunto onde corporações e profissionais das áreas médica e de assistência social participam de forma voluntária.
Também prestam assessoria ao projeto o diácono Ediglê Coutinho e o padre Sestino Sacco, religiosos da Congregação de São José. Os membros da Juventude Missionária, Clarisse Guedes e Gledcyane Félix são responsáveis por coordenar os Oratórios nas comunidades.
A obra "Murialdo em Ação" também necessita de doações para manter viva a sua atuação. Para contribuir, entre em contato pelo telefone (88) 98849.3541.
Colaborou na reportagem: Leonardo Henrique (assessoria de imprensa da Paróquia Nossa Senhora das Candeias)