Notícias
-
Ação Social Murialdo: Proteção Integral de Crianças e de Adolescentes é tema de Seminário
A manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, foi marcada pela realização do seminário on-line, transmitido pelo facebook e pelo youtube dos Josefinos de Murialdo, com o tema “Ação Social Murialdo atuando na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes: tecendo redes de proteção entrelaçadas com a pedagogia social e a educação do coração”. O evento foi uma promoção da Ação Social da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, com a participação especial da Diretora do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Angela Christianne Lunedo de Mendonça e com a mediação da estudante Bárbara de Andrades Borda.
O evento iniciou com a canção “O que é o que”, de Gonzaguinha. Após, a mediadora Bárbara agradeceu e enalteceu a participação de todos advindos de vários estados brasileiros. Em seguida, o presidente do Instituto Leonardo Murialdo, Pe. Joacir Della Giustina destacou que a temática proposta vai ao encontro do que São Leonardo Murialdo pregava: a Educação do Coração. "Quando cuidamos do coração das pessoas, cuidamos delas integralmente, ou seja: dos seus sonhos, das suas experiências e dos seus dramas. Tenho convicção que estamos no caminho para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados”, destaca.
O evento também contou com a apresentação de um vídeo produzido pela educanda Letícia Cordeiro dos Santos, de Ibotirama (BA), em que ela declama o cordel: Infância e Adolescência. Em seguida, a assessora Angela apresentou o tema e destacou a importância do Estatuto da Criança e Adolescente para assegurar os direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens. “Eu agradeço ao Murialdo por proporcionar esse momento lindo de troca de experiências com tantos profissionais. É dessa forma que vamos potencializar a temática”, conta.
Após, o Provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Marcelino Modelski ressaltou que a realização do encontro foi um sinal do empenho da Rede Social Murialdo na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis.
-
Ação Social Murialdo realizará seminário on-line sobre proteção integral de crianças e adolescentes
A Ação Social da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo promoverá, nesta sexta-feira, 22 de outubro, um seminário on-line pelo Canal do Youtube e pela Página do Facebook dos Josefinos de Murialdo, com a temática “Ação Social Murialdo atuando na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes: Tecendo Redes de Proteção, entrelaçadas com a pedagogia social e educação do coração”. A iniciativa ocorrerá às 10h30min, com a assessoria da Diretora do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Angela Christianne Lunedo de Mendonça, com mediação da estudante Barbara de Andrades Borda.
A formação é destinada a todos os colaboradores da Rede Social Murialdo, diretores, religiosos e demais interessados. A transmissão será feita pela página do Facebook dos Josefinos de Murialdo (@josefinosdemurialdobrasil) ou pelo YouTube no link abaixo:
Transmissão pelo Youtube:https://youtu.be/jGXfK1OBLmM
“Não há pintor, não há escultor, que possa ser comparado àquele que possui a grande arte de modelar o coração dos jovens” (São Leonardo Murialdo)
-
Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo
Nesta quinta-feira, 14 de outubro, ocorreu a abertura do Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo por meio da plataforma ZOOM. São mais de trezentos participantes entre religiosos, direções, professores, funcionários, alunos e famílias das Obras Josefinas do continente americano, ou seja: da Argentina, do Brasil, do Chile, do Equador, da Colômbia, do México e dos Estados Unidos.
A cerimônia de abertura foi preparada pela comunidade escolar de Vila Bosch – Buenos Aires (Argentina). O superior geral dos Josefinos de Murialdo, Pe. Tulio Locatelli, direto de Roma, falou da emoção do evento e da sua grandeza para as Obras Murialdinas. “Nosso desafio é educar com o coração do Pai e chegar no coração das crianças, dos adolescentes e dos jovens, com muito amor, respeito, diálogo e acolhida.” Após, Pe. Mario Aldegani palestrou sobre o Coração do Pai, a partir de São José; e a educadora Edilene dos Santos apresentou o tema “Pai Amado”. Na parte da tarde, ocorreu o trabalho em grupos, a partir dos temas da manhã.
O encontro ocorre de forma on-line e segue até amanhã (16.10), sábado, e tem como tema “Educar com o Coração de Pai”, a partir do ano de São José convocado pelo Papa Francisco. O evento tem como objetivos: Reconhecer-nos como uma família de Murialdo na América, evidenciando a marca evangelizadora em nossas obras; Descobrir a Família de Murialdo na diversidade e Fornecer linhas de orientação estratégica para as comunidades educacionais.
Serão três dias de estudo e aprofundamento sobre os princípios de Murialdo, a prática pedagógica a partir do Pacto Educativo Global, bem como a troca de experiência entre os participantes.
-
Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo Ocorre de 14 a 16 de Outubro
De 14 a 16 de outubro, acontece o Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo. O encontro acontece de forma on-line e tem como tema “Educar com o Coração de Pai”, a partir do ano de São José convocado pelo Papa Francisco. O evento tem como objetivos: Reconhecer-nos como uma família de Murialdo na América, evidenciando a marca evangelizadora em nossas obras; Descobrir a Família de Murialdo na diversidade e Fornecer linhas de orientação estratégica para as comunidades educacionais.
São convidados para o Congresso o Provincial e seu Conselho, Alunos do nono ano a segunda séries do Ensino Médio, Famílias, Família de Murialdo, Ex-alunos, Educadores da Ação Social, Professores e Direções (Gestão, Coordenação e Orientação Pedagógica) das Obras Josefinas do continente americano, ou seja: da Argentina, do Brasil, do Chile, do Equador, da Colômcia, do México e dos Estados Unidos.
Serão três dias de estudo e aprofundamento sobre os princípios de Murialdo, a prática pedagógica a partir do Pacto Educativo Global, bem como a troca de experiência entre os participantes.
-
Celebração em Memória ao primeiro ano de falecimento do Padre Antonio Lauri de Souza
No dia 10 de outubro será realizada uma Celebração em Memória ao primeiro ano de falecimento do Padre Antonio Lauri de Souza. A missa ocorre às 18h, na Igreja Matriz de São Leonardo Murialdo (Rua Dr. Montaury, 710, Centro, Caxias do Sul). Participe desse momento conosco!
-
Frater Francis M. Kamara é ordenado diácono
O mês de setembro marcou a ordenação de um novo diácono na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Fr. Francis M. Kamara. A missa solene de ordenação diaconal ocorreu no dia 19 de setembro, na Igreja Matriz Bom Pastor, Lindóia, Londrina (PR). A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Jeremias Steinmetz e concelebrada pelo provincial brasileiro Pe. Marcelino Modelski e demais sacerdotes presentes.
Francis, que é natural de Serra Leoa, país da África Ocidental, escolheu como lema para a ordenação: "Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos" (Mc 10, 45).
Os fiéis acompanharam a celebração presencialmente e também pela transmissão que ocorreu por meio do Facebook (@josefinosdemurialdobrasil) e Youtube da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo.
MENSAGEM DO DIÁCONO FRANCIS
VAI! EU ESTOU CONTIGO! (Vocação e compromisso à luz da palavra de Deus). Este é título de um livro de um dos maiores biblistas do Brasil: Carlos Mesters. Na sua introdução encontramos "vocação: escutar o chamado". O autor diz: "Ser chamado pelo nome é a coisa mais frequente e mais comum que acontece com cada um de nós: João! Francis! Maria! Raquel! Quando alguém chama, você para, olha e pergunta: 'o que há?' Às vezes, somos chamados por alguém, mas não escutamos. Muito barulho ao redor ou dentro de nós" (MESTRES 2010, p. 9).
Apesar de tanto barulho no mundo, rendo graças a Deus por eu ter a coragem e a graça de responder positivamente ao chamado de Deus à vida religiosa (como Josefino de Murialdo) e ao Sacramento do terceiro grau da ordem (diaconato). Esses são serviços da palavra de Deus e do seu povo mais necessitado, especialmente as crianças, adolescentes e jovens.
Como disse o Papa Francisco em uma das audiências em Roma, no ano de 2021: "Os diáconos não são meio sacerdotes' nem 'acólitos de luxo, mas servos cuidados que dão o melhor de si para que ninguém seja excluído."
Neste novo compromisso e responsabilidade, eu me sinto feliz e eu sei que Deus me escolheu, Cristo me chamou e o Espírito de Amor me enviou e Ele estará comigo como Está com tantos chamados ao serviço.