Notícias
-
Fratres Juan Camilo Lozano Hinestroza e Sérgio Manuel Suarez Mejía renovam seus votos religiosos
A vocação é uma resposta de amor ao chamado de Deus. Com o tempo, este amor vai ganhando força de tal modo que se tem a necessidade de expressá-lo. Na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo este amor é expresso pela profissão dos Votos Religiosos. “Os confrades manifestam a própria consagração a Deus, na Igreja, com a pública profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência segundo o carisma da Congregação” (Constituições 2007, 2).
Assim, no dia 18 de julho de 2021, na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor, em Londrina (PR), aconteceu a solene renovação dos votos religiosos dos Fratres Juan Camilo Lozano Hinestroza e Sérgio Manuel Suarez Mejía. Eles pertencem à Província Equador-Colômbia e estão no Brasil cursando Teologia na PUC-PR. A Celebração Eucarística foi presidida pelo vice-provincal e mestre da Teologia, Pe. Carlos Alberto Wessler.
Ainda, nesta Celebração Eucarística, o Fr. Juan Hinestroza recebeu o Ministério do Acolitato. Com este Ministério, o religioso auxiliará os sacerdotes e os diáconos no altar e na distribuição da Eucaristia.
“A vocação religiosa Josefina põe os confrades, os clérigos e os irmãos religiosos a serviço da missão profética e evangelizadora da Igreja para edificá-la como corpo de Cristo. Comprometendo a própria vida em favor da juventude mais carente, eles testemunham a força transformadora do Evangelho na promoção do homem e na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.” (Constituições 2007, 3).
-
Ordenações Sacerdotais dos Diáconos Elves Soares Bessa e Welton Vieira de Andrade ocorrem no mês de agosto
Em 2021, a Província Brasileira da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) contará com dois novos sacerdotes.
No dia 28 de agosto, a celebração de ordenação sacerdotal terá as suas atenções voltadas para o Diácono Elves Soares Bessa, a partir das 17h. A ordenação ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na cidade Xique-Xique, na Bahia. Elves, que atualmente realiza experiência pastoral na Paróquia de Santa Rita de Cássia – Planaltina (DF), escolheu como lema de ordenação: “Fiel é aquele que vos chamou (1Ts 5,24).
Já no dia 29 de agosto, será a vez da celebração solene de ordenação sacerdotal do Diácono Welton Vieira de Andrade, em missa que ocorre às 17h, na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Ibotirama, na Bahia. Welton, que atualmente trabalha na Ação Social Murialdo e Paróquia São Jorge, no Rio de Janeiro (RJ), escolheu como lema sacerdotal “Eu te chamei pelo nome, és meu (Is 43,1).
Na semana que antecede as ordenações, ocorre a Semana Vocacional em preparação ao evento.
As celebrações serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém (PA), Dom Irineu Roman. O arcebispo é religioso Josefino, gaúcho, natural de Vista Alegre do Prata.
WELTON VIEIRA DE ANDRADE (Foto 1)
Nascimento: 28.05.1989 - Ibotirama (BA)
Pais: Daniel Francisco de Andrade e Deijanira Vieira de Andrade
Processo Formativo
2011: Postulado - Londrina (PR)
2012: Noviciado - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
06.01.2013: 1º Profissão Religiosa - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
2013 e 2014: Filosofia - Brasília (DF)
2015 a 2018: Teologia - PUC/PR - Londrina (PR)
2019 e 2020: Magistério - Rio de Janeiro (RJ)
15.08.2020: Votos Perpétuos - Paróquia São Jorge - Rio de Janeiro (RJ)
16.08.2020: Diaconato - Paróquia São Jorge - Rio de Janeiro (RJ).
ELVES SOARES BESSA (Foto 2)
Nascimento: 28.05.1991 - Xique-Xique (BA)
Pais: Edvaldo Ferreira Bessa e Janete dos Santos Soares
Processo Formativo
2011: Postulado - Londrina (PR)
2012: Noviciado - Fazenda Souza – Caxias do Sul (RS)
2013 e 2014: Filosofia - Guará - Brasília (DF)
2019 e 2020: Magistério - Londrina (PR)
2015 a 2018: Teologia - Londrina (PR)
06.01.2013: Profissão Religiosa - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
22.08.2020: Votos Perpétuos - Paróquia Cristo Bom Pastor - Londrina (PR)
23.08.2020: Ordenação Diaconal - Paróquia Cristo Bom Pastor - Londrina (PR). Bispo Ordenante: D. Geremias Steinmetz.
-
Reunião do Serviço de Animação Vocacional Murialdo
Ata 22.06.2021
No dia 22 de junho a Equipe de Animação Vocacional da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo se reuniu via Google Meet. Foi definido os seguintes pontos:
1.Ordenação presbiteral dos diáconos Elves e Welton:
Haverá tríduo vocacional em Ibotirama com celebração de missas e transmissão pelos meios de comunicação;
Em Xique-xique, por razões pandêmicas, haverá somente a missa de ordenação a ser celebrada no dia 28 de agosto;
Os critérios de viagem para participação das ordenações observam vacinação e/ou ter uma função específica.
As restrições se orientam conforme protocolos dos municípios e Estado sobre a atual situação da pandemia.2.Formação Vocacional - Encontro de formação online para todos da FdM envolvidos com a promoção e acompanhamento vocacional.
Data proposta: outubro;
Orientador do encontro: pe. José Pereira, Passionista;3.Mês de Animação Vocacional: gincana vocacional envolvendo as crianças, adolescentes e jovens presenças josefinas. (Perguntas e respostas por telefonesmas, etc.)
Responsável: pe. Zezinho (programar com a Rede de Juventudes);
Todas as comunidades devem animar os jovens para participar;4.Vídeo Vocacionais (Em agosto a equipe elaborará e publicará pequenos vídeos vocacionais seguindo as semanas de celebrações propostas pela Igreja)
Fr. Gean ficou responsável de contatar com pessoas da FdM para os vídeos.5.Live Roda de Conversa Vocacional: Encontro online de perguntas e respostas a vida e despertar vocacional dos diáconos Elves e Welton.
Data proposta: 24 de agosto às 19h;
Responsáveis: SAV Murialdo e Rede de JuventudeS;
Entrevistadores: Pe. Celso e Aline Quirino.6.Material Vocacional: Pe. Zezinho informou que os materiais vocacionais (pulseiras, terços, etc) estão prontos. A arte da camiseta está confeccionada e será apresentada na próxima reunião.
Propostas de pessoas para o vídeo vocacional:
Vocação sacerdotal: pe. Cristiano – Guará
Vocação religiosa: Ir Neide – Caxias do Sul
Vocação leiga: Neide – Fortaleza
Vocação familiar: Rosinha e Leonel Caxias do Sul
Vocação de catequista: Nádia – Rio de JaneiroPróxima reunião: dia 27/07, terça-feira, às 19h30m.
-
Festa em honra ao beato João Schiavo tem programação especial
Dia 08 de julho é a data festiva que a Igreja escolheu para celebrar o Beato João Schiavo. Ele, Religioso Josefino, marcou a Serra Gaúcha por seu espírito missionário. Trabalhou muito em favor da educação, da assistência social e das vocações sacerdotais e religiosas, acompanhando de perto a fundação da Congregação das Irmãs Murialdinas de São José.
Neste ano de 2021, em função da pandemia e da necessidade de se observar os protocolos sanitários, a celebração da data tem uma programação especial, com restrição de presença de devotos. Nesta segunda-feira, às 18 horas, inicia o tríduo e segue na terça e quarta-feira, culminando com a missa solene presidida pelo bispo da diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, na quinta-feira, dia 8, às 18 horas, na capela do Beato, em Fazenda Souza. Todas as celebrações serão transmitidas pela página do facebook: @pejoaoschiavo.
No domingo, dia 11, será celebrada missa, às 10h30min, na capela Beato João Schiavo e, em seguida, será realizada a entrega do almoço no sistema “pegue e leve” com macarrão, galeto e maionese. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3267.1188, com Irmã Enedina.
BEATO JOÃO SCHIAVO
Foi beatificado no dia 28 de outubro de 2017, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS) em celebração presidida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. Pelo menos 200 sacerdotes, incluindo bispos e arcebispos, participaram da festa, bem como milhares de pessoas de todo país e do exterior.
A intercessão de padre Schiavo em um caso de cura, confirmado em dezembro de 2016 pelo Vaticano, ocorreu em 1997, em Caxias do Sul. Em outubro daquele ano, Juvelino Carra foi encaminhado para uma cirurgia de emergência, com aguda dor intestinal. Ao chegar no hospital, o médico Ademir Cadore constatou que se tratava de uma trombose que envolveu todo o intestino delgado, quadro aparentemente irreversível. Decidiu-se por desistir da cirurgia, fechar o abdômen e encaminhar o paciente à UTI, para que tivesse acompanhamento até a morte iminente. Ao receber a notícia de que nada poderia ser feito, a esposa de Juvelino, Lourdes, agarrou com força um santinho de João Schiavo e orou para que o padre intercedesse pela saúde do marido.
Aos poucos, Juvelino Carra passou a dar sinais de melhora na UTI, sob olhares incrédulos. Em sete dias, teve alta do hospital, sem apresentar qualquer sequela do problema no intestino. Mais de uma década depois, a família Carra e a equipe médica foram entrevistadas por um grupo de sete autoridades em Medicina do Vaticano, que constatou a veracidade das informações, atestou a saúde de Juvelino e assim deu continuidade ao rito de beatificação.
BIOGRAFIA DO BEATO
- João Schiavo nasceu em 8 de julho de 1903, em Vicenza, Itália. Era filho de Luiz e Rosa e tinha oito irmãos;
- Em 1917, entrou na Congregação de São José;
- Fez noviciado em Volvera e, em 1919, começou a estudar filosofia e teologia. Em 10 de julho de 1927, foi ordenado padre;
- Chegou ao Brasil em 5 de setembro de 1931 e foi a Jaguarão. Em 25 de novembro, transferiu-se para Ana Rech e começou a trabalhar no Colégio Murialdo;
- Em 1935, ele se mudou para Galópolis, onde dirigiu uma escola e uma paróquia;
- Em 1937, assumiu a direção do Colégio Murialdo e a coordenação dos padres josefinos, em Ana Rech;
- A partir de 1956, Schiavo passou a morar no Seminário Josefino de Fazenda Souza e se dedicar à formação das Irmãs Murialdinas de São José;
- Em 20 de novembro de 1966, foi internado com complicações no fígado causadas por uma hepatite;
- Morreu às 9h30min de 27 de janeiro de 1967, aos 63 anos;
- Em 27 de janeiro de 2017 comemorou-se os 50 anos de sua morte com uma missa junto à capela do memorial de seu túmulo;
- No dia 28 de outubro de 2017 foi beatificado, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
-
TODA VIDA IMPORTA: CNBB prepara mobilização para homenagear 500 mil mortos pelo novo coronavírus
O Brasil se aproxima da lamentável marca de 500 mil pessoas vítimas do novo coronavírus. Nesse contexto de luto, perdas e necessidade de esperança e consolo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara orações, homenagens e mobilizações sociais para fazer memória de tantos brasileiros e brasileiras que partiram e para ressaltar a mensagem de que “toda vida importa”.
A triste marca deve ser alcançada no dia 19 de junho. Dessa forma, a CNBB escolheu a data para a promoção de atividades de sensibilização.
Programação
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Santa Missa na intenção das 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, no sábado, às 15h. A celebração será no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), com transmissão pelas redes sociais da CNBB e por emissoras de TV de inspiração católica.
No horário de início da missa, todas as dioceses serão convidadas a tocar os sinos.
Solidariedade
Para o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a iniciativa da CNBB, com apoio de outras entidades, “é um ato de solidariedade, de esperança de compromisso para tentar fazer o Brasil um pouco melhor”. Ele acredita que todas as pessoas que, de algum modo, têm o mínimo de sensibilidade no coração devem parar nesse momento para refletir.
“É um número simbólico, meio milhão de pessoas é muita gente”, destacou dom Joel.
O momento de oração e as manifestações que devem ocorrer durante esta semana representam, segundo dom Joel, “um gesto de presença junto ao povo brasileiro e de solidariedade também com toda as pessoas tiveram covid-19 e, mais ainda, tiveram entes queridos mortos pela covid-19 em alguma situação de desassistência, com demora de vacina, desestímulo a medidas sanitárias todas – distanciamento, máscaras e afins”.
O momento de oração possibilitará que “cada um, independentemente do que creia ou não, possa parar, pensar e refletir”.
Fonte: CNBB
-
Fraternidade e Educação: CNBB divulga identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2022
Em março deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o edital para a escolha da identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).
O edital oferecia elementos teóricos que ajudavam na elaboração da arte além de estimular a criatividade dos artistas. O certame informava, dentre outras coisas, que o cartaz deveria conter os dizeres do tema e lema da CF 2022, dando ênfase à passagem bíblica. Explicava também que sua elaboração deveria primar pela técnica e criatividade, mas acima de tudo pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer. Além disso, o candidato ao concurso deveria pensar uma arte viável para ser aplicada além do Cartaz, como por exemplo: adesivo, camiseta, bonés, mochilas.
Passado o período de recebimento das propostas, que era até o dia 17 de maio, o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, anunciou que a comissão organizadora fez uma avaliação técnica e o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB procedeu a escolha da obra vencedora.
“Foi com alegria que na última reunião do CONSEP os bispos escolheram o Hino e o cartaz da CF 2022. É a terceira vez que a Educação figura como tema da Campanha da Fraternidade, agora sobre o horizonte do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.
Creio que a realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos, verdadeira mudança de mentalidade, orientação de vida, revisão das atitudes e busca de uma educação que promova o desenvolvimento pessoal, integral e formação para a vida fraterna e para o compromisso com o bem comum. Refletir e atuar a favor da educação é uma forma de viver o caminho quaresmal. É reconhecer que algo pode e deve mudar neste cenário e, principalmente, em nossas relações. É permitir que a Palavra de vida e salvação nos eduque a fim de que possamos refletir sobre este tema tão importante, ainda mais impactado pela pandemia. É tempo de cuidar da educação”, disse o padre.
O Cartaz
Pensando a educação em todos os âmbitos da vida, a identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2022, feita pelo leigo Antonio Batista de Souza Júnior, tem como inspiração o capítulo oitavo do Evangelho segundo João, eco do lema que é proposto.
No cartaz, diante da mulher, surpreendida em fragrante adultério, e que está prestes a ser apedrejada, Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo. Não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: AMOR E SABEDORIA palavras retiradas do lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).
As pedras espalhadas pelo chão resumem parte do desfecho daquilo ensinado por Jesus. “Vai e não peques mais.” Palavra que inaugura um novo estilo de vida marcado pela conversão. O cartaz direciona o interlocutor ao Mestre Jesus, o centro da fé. Convertidos pela Palavra e comprometidos com a vida, dom e compromisso, nosso olhar se dirige a Jesus que é mostrado em perfil, em pé e com disposição corporal curva em direção a mulher posta a juízo. A cabeça de Jesus, emoldurada por um círculo, auréola, é o eixo do cartaz, lugar onde parte a inteligência, a sabedoria e por consequência, a “Palavra de vida eterna.” (Jo 6.68).
A disposição da mulher, também curva no cartaz, se coloca a ouvir, aprender e percorrer uma nova vida que brota da Cruz. Sua cabeça é aparelhada com os pés da Santa Cruz, esta que aparenta suave como marca d’água ao fundo do cartaz. Duas cores predominam no Cartaz, verde e Laranja. A cor verde a lembrar o que é vivo e a cor laranja a instigar a fidelidade criativa, própria do seguimento. Estas duas cores darão a qualidade visual de todo material da CF, a fim de induzir a lembrança ao tema e ao lema escolhidos para o ano de 2022. Tanto a mulher, quanto Jesus tem-se na área peitoral, o repouso da mão, gesto que reflete a interação pedagógica de quem ensinou e de quem aprendeu.
Sobre o peitoral de Jesus, um pequeno coração em cor vermelha, este, a comprimir o gesto misericordioso e educador refletido nesta arte. Inspirados por Ele, todos são convocados a pensar a integralidade da educação. Ela perpassa todos os aspectos da vida humana. “Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”.
A CF 2022
A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.
Fonte: CNBB