Notícias
-
Formação Cidadã e Aprendizagem Profissional é tema de encontro promovido pela Ação Social Murialdo
Na tarde da última terça-feira, 08 de junho, a Ação Social Murialdo da Província Brasileira da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, reuniu seus profissionais em um evento on-line para celebrar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. Com o tema “A atuação da Rede de Assistência Social Murialdo no enfrentamento ao trabalho infantil, através da formação cidadã e da aprendizagem profissional”, o encontro foi uma oportunidade de dialogar sobre a importância do trabalho realizado pelo Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) no enfrentamento ao trabalho infantil, por meio de programas de aprendizagem profissional, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e outras ações realizadas junto às crianças, adolescentes e jovens.
O evento, que foi um sucesso e lotou a sala on-line do Google Meet, também buscou sensibilizar os profissionais de que a ação com os aprendizes é uma atualização fiel do carisma de Murialdo, bem como proporcionar uma maior articulação entre as Obras Sociais do ILEM a fim de legitimar o caráter profissional do serviço.
O presidente do ILEM, Padre Joacir Della Giustina, fez um resgate histórico da Congregação dos Josefinos de Murialdo frente às políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente com ênfase no quanto as ações do Instituto contribuem para o enfrentamento de violações de diretos, em especial, ao trabalho infantil. “Nós nos envolvemos pela erradicação do trabalho infantil e pela prevenção para que o mesmo não aconteça. A formação cidadã e a aprendizagem profissional são os pilares da atuação do Murialdo e essenciais para o êxito dessa luta. Lugar de criança é na escola, na família”, enfatiza.
A Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora da Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul, Denise Natalina Brambilla González, fez um breve resgate histórico da criação da Lei da Aprendizagem e a importância da criação de espaços para debater ideias e promover ações para divulgar a Aprendizagem como uma oportunidade efetiva de mudança social. “O nosso trabalho é o de fiscalizar e verificar se as empresas estão cumprindo a Lei da Aprendizagem nº 10.097/00. Além disso, diversas ações estão sendo realizadas para ressaltar a importância das empresas aderirem ao programa. Por exemplo: o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (https://www.forumgauchoap.com.br/), a Revista Aprendiz, Iniciativas culturais, o Fórum de Erradicação e a Feira de Aprendizagem Profissional”, conta.
O Auditor-Fiscal do Trabalho e Coordenador do Projeto Inserção de Aprendizes na Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Rui Alberto Ecke Tavares, aproveitou para falar da Aprendizagem Profissional no contexto atual, apontando as fragilidades e as possibilidades do enfrentamento ao trabalho infantil e a importância de atuar por meio de uma rede colaborativa entre entidade formadora, empresa e fiscalização. “Muito já se fez, mas muito ainda precisa ser feito, pois crianças seguem em situação de trabalho infantil. E, ao trabalhar, a criança se afasta da escola. Esse trabalho infantil, tema do nosso encontro, está associado com a pobreza, concentrando-se em famílias que recebem menos de um salário mínimo. Precisamos agir agora, em rede, com a união dos diversos órgãos para combater essa chaga que persiste país. É necessária uma conscientização da sociedade, uma visibilidade aos problemas e a realização de políticas públicas para romper os ciclos de pobreza”, explica.
Já o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Londrina, Marcelo Adriano da Silva, enalteceu a importância das Entidades Sem Fins Lucrativos na execução da Aprendizagem Profissional sob a ótica do atendimento aos adolescentes e jovens em vulnerabilidade social que encontram-se à margem das oportunidades de integração ao mundo do trabalho e enfrentamento do trabalho infantil. “O Programa de Aprendizagem é uma chance do jovem em situação de vulnerabilidade social iniciar no mercado de trabalho; se não tivéssemos isso, essas crianças e adolescentes não teriam essa oportunidade. Nós devemos fomentar a atuação das entidades sem fins lucrativos, pois possuem um papel fundamental na formação da sociedade. Precisamos unir os nossos esforços com a participação da sociedade”, ressalta.
A Jovem Aprendiz do Centro de Aprendizagem Murialdo (CAM) de Araranguá (SC), Alexandra Teodoro Gonçalves, trouxe um relato sobre a importância de participar de um curso de Aprendizagem Profissional. “Iniciei no CAM em 2019. Aqui somos acolhidos, cresci muito como cidadã, aprendi culinária e até cantar. Minha expectativa é ingressar no mercado de trabalho e fazer uma faculdade de RH ou de Direito”. A aprendiz finalizou a sua fala com uma canção que aprendeu no CAM.
Para finalizar, o evento ainda contou com a participação do Provincial da Província Brasileira, Pe. Marcelino Modelski. Ele destacou a missão, o carisma e o legado deixado por São Leonardo Murialdo em lidar com os mais frágeis da sociedade. “O sistema capitalista em que vivemos não se preocupa com isso, nele a pessoa não tem valor. Muitos jovens estão tirando a própria vida, é desesperador. Temos como tarefa criar outras saídas para dar esperança, principalmente, para a juventude”, enfatiza.
Sobre o Dia 12 de Junho - Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil:
Em 2021, a Campanha 12 de Junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil por meio do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”. Inicia-se este ano uma contagem regressiva para o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de “até 2025 erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil, principalmente nas suas piores formas”.
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
-
Ordenações Sacerdotais dos Diáconos Elves Soares Bessa e Welton Vieira de Andrade ocorrem no mês de agosto
Em 2021, a Província Brasileira da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) contará com dois novos sacerdotes.
No dia 28 de agosto, a celebração de ordenação sacerdotal terá as suas atenções voltadas para o Diácono Elves Soares Bessa, a partir das 17h. A ordenação ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na cidade Xique-Xique, na Bahia. Elves, que atualmente realiza experiência pastoral na Paróquia de Santa Rita de Cássia – Planaltina (DF), escolheu como lema de ordenação: “Fiel é aquele que vos chamou (1Ts 5,24).
Já no dia 29 de agosto, será a vez da celebração solene de ordenação sacerdotal do Diácono Welton Vieira de Andrade, em missa que ocorre às 17h, na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Ibotirama, na Bahia. Welton, que atualmente trabalha na Ação Social Murialdo e Paróquia São Jorge, no Rio de Janeiro (RJ), escolheu como lema sacerdotal “Eu te chamei pelo nome, és meu (Is 43,1).
Na semana que antecede as ordenações, ocorre a Semana Vocacional em preparação ao evento.
As celebrações serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém (PA), Dom Irineu Roman. O arcebispo é religioso Josefino, gaúcho, natural de Vista Alegre do Prata.
WELTON VIEIRA DE ANDRADE (Foto 1)
Nascimento: 28.05.1989 - Ibotirama (BA)
Pais: Daniel Francisco de Andrade e Deijanira Vieira de Andrade
Processo Formativo
2011: Postulado - Londrina (PR)
2012: Noviciado - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
06.01.2013: 1º Profissão Religiosa - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
2013 e 2014: Filosofia - Brasília (DF)
2015 a 2018: Teologia - PUC/PR - Londrina (PR)
2019 e 2020: Magistério - Rio de Janeiro (RJ)
15.08.2020: Votos Perpétuos - Paróquia São Jorge - Rio de Janeiro (RJ)
16.08.2020: Diaconato - Paróquia São Jorge - Rio de Janeiro (RJ).
ELVES SOARES BESSA (Foto 2)
Nascimento: 28.05.1991 - Xique-Xique (BA)
Pais: Edvaldo Ferreira Bessa e Janete dos Santos Soares
Processo Formativo
2011: Postulado - Londrina (PR)
2012: Noviciado - Fazenda Souza – Caxias do Sul (RS)
2013 e 2014: Filosofia - Guará - Brasília (DF)
2019 e 2020: Magistério - Londrina (PR)
2015 a 2018: Teologia - Londrina (PR)
06.01.2013: Profissão Religiosa - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS)
22.08.2020: Votos Perpétuos - Paróquia Cristo Bom Pastor - Londrina (PR)
23.08.2020: Ordenação Diaconal - Paróquia Cristo Bom Pastor - Londrina (PR). Bispo Ordenante: D. Geremias Steinmetz.
-
Epesmel se engaja na Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi tema de uma campanha de conscientização promovida pela Epesmel de Londrina (PR). Em tempos de pandemia, a Instituição realizou ações de divulgação da campanha em Escolas Estaduais e Municipais, UBS, CRAS, Paróquias e nas 4 unidades da Epesmel.
Os adolescentes também movimentaram suas redes sociais, grupos de Whatsapp e espaços familiares com atividades do Serviço de Convivência e Aprendizagem Profissional, disseminando informações referentes à campanha e promovendo a conscientização mesmo sem sair de casa. Foi alcançado mais de 3 mil pessoas entre educandos, amigos, familiares e pessoas da comunidade.
Você também pode ajudar a proteger as crianças e adolescentes denunciando qualquer forma de violência: Disque 100.
Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
Exploração Sexual x Abuso sexual
Exploração sexual envolve dinheiro em troca de sexo e pode ter relação com redes criminosas. Já o abuso sexual não envolve dinheiro, ocorre quando a criança ou o/a adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto e pode ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar por uma pessoa conhecida ou desconhecida da vítima.
Crimes
Estupro e corrupção de menores são considerados crimes hediondos, ou seja, não tem direito a fiança, indulto e a pena não diminui por bom comportamento.
Estupro de vulnerável: “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menos de 14 anos”. Pena: reclusão de 8 a 15 anos.
Corrupção de menores: “praticar, na presença de alguém menor de 14 anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem”. Pena de reclusão de 2 a 4 anos. “Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone”. Pena de reclusão de 4 a 10 anos.
-
Semana de Murialdo é marcada por diversas celebrações
No dia 18 de maio, a Igreja celebrou a festividade de São Leonardo Murialdo. Ele sempre sonhou e lutou para construir, junto com muitos educadores e educadoras, uma bem unida família; trabalhou em favor das crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis e viveu intensamente o amor misericordioso de Deus. De Norte a Sul do país inúmeras comemorações integraram a comemoração da data. Nas celebrações, o fim de pandemia foi tema central.
A celebração oficial da Província Brasileira foi realizada no dia 18 de maio. A missa celebrada pelo Provincial, Pe. Marcelino Modelski e transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo, reuniu toda Família de Murialdo: Religiosos Josefinos, Irmãs Murialdinas, Instituto Secular Murialdo, Associação dos Leigos Amigos de Murialdo, Ex-Seminaristas, Mães Apóstólicas e todas as Obras e Comunidades ligadas à missão de Murialdo.
Além disso, a celebração também marcou o lançamento do curso “Murialdo: o companheiro de viagem na vida e na missão”, promovido pela Faculdade Murialdo em parceria com a Província Brasileira e destinado aos Membros da Família de Murialdo, lideranças, professores, educadores, ex-seminaristas, AMA e demais interessados em conhecer o legado deixado por Murialdo.
*Confira nas imagens como foi a celebração da data pelo Brasil.
-
Missa alusiva a São Leonardo Murialdo será realizada no dia 18 de maio
Celebração será transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo
No dia 18 de maio, a Igreja celebra a festividade de São Leonardo Murialdo. Ele sempre sonhou e lutou para construir, junto com muitos educadores e educadoras, uma bem unida família; trabalhou em favor das crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis e viveu intensamente o amor misericordioso de Deus.
Para celebrar a data, será realizada uma santa missa, em sintonia com toda Família de Murialdo, ou seja: Religiosos Josefinos, Irmãs Murialdinas, Instituto Secular Murialdo, Associação dos Leigos Amigos de Murialdo, Ex-Seminaristas, Mães Apóstólicas e todas as Obras e Comunidades ligadas à missão de Murialdo. A missa será celebrada pelo Provincial dos Josefinos de Murialdo – Província Brasileira, Pe. Marcelino Modelski e transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo, às 19h30min.
Participe e reze conosco!
-
Ação Social Murialdo: Província Brasileira reúne religiosos e educadores
Na terça-feira, dia 27 de abril, às 15 horas, pela plataforma Meet, aconteceu um encontro com religiosos e líderes das Obras e das Paróquias da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo para refletir sobre a prática do carisma e da missão. A coordenadora da Ação Social da Província, Edilene Souza deu as boas-vindas aos participantes e falou da alegria do encontro, da oportunidade de partilhar e de fortalecer a unidade enquanto carisma e missão de Murialdo.
Após,o provincial Pe. Marcelino Modelski expressou que o carisma de Murialdo reflete o Evangelho. “Ne perdantur... para que nenhum deles se perca” e convidou os participantes à reflexão: “olhe para a criança com os olhos do Bom Pastor, coloque-a no seu coração e no coração da Congregação”. Ele também destacou que todos os religiosos e leigos são envolvidos e responsáveis pelos destinatários da missão que são as crianças e adolescentes mais vulneráveis.
O presidente o Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), Pe. Joacir Della Giustina resgatou o planejamento 2021 do ILEM que possui uma prioridade voltada à Gestão do Carisma e da Missão com o objetivo de “Tornar conhecida e vivenciada intensamente a proposta de mística, espiritualidade e missão de São José e de São Leonardo Murialdo”, e busca reorganizar a Rede de Ação Social Murialdo. Segundo Padre Joacir, “o trabalho hoje iniciado é para reacender a chama da mística e da missão”.
Os participantes também foram convidados e compartilharam o que vem causando esfriamento com relação ao carisma fundacional, bem como apontaram possíveis passos para adotar nesse momento histórico da Província Brasileira. O momento foi um espaço privilegiado de escuta, de partilha e de renovação da esperança em tempos tão difíceis e desafiadores, especialmente junto à população vulnerável. Para dar sequência ao trabalho, foi apresentado um planejamento de encontros e formação para posterior elaboração de um Plano de Ação para os próximos dois anos.