Notícias
-
Presença Josefina na Paróquia Santíssima Trindade (São Paulo)
No domingo, dia 18 de abril, às 10h30min, o Padre Raimundo Pauletti tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade e da Capela Nossa Senhora do Rosário, na cidade de São Paulo (SP).
A missa solene de posse contou com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Jorge Pierozan, religiosos e representantes das lideranças. A nova missão foi para atender a um pedido da Arquidiocese, por um período de 10 meses, pois, atualmente, a Paróquia estava sem Pároco.
Ao Pe. Raimundo, muita luz e alegria na nova missão.
-
Obra Social Murialdo do Rio de Janeiro: se reinventando na pandemia
Para viabilizar a celebração da Páscoa, no dia 19 de março, com as crianças, a Obra Social Murialdo do Rio de Janeiro contou com a colaboração dos Leigos Amigos de Murialdo e de Paroquianos da Paróquia São Jorge.
Para o retorno das atividades presencias, no dia 12 de abril, foi organizado um protocolo interno de acordo com a realidade institucional baseado no protocolo da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (RJ). As crianças foram divididas em grupos: segunda e quarta-feira frequenta um grupo; terça e quinta-feira, outro grupo. O horário de atividades também foi reduzido e em cada oficina participam seis educandos.
Antes do retorno, os protocolos com as medidas sanitárias foram apresentados aos responsáveis e fez-se uma votação para ver quem estava de acordo. A maioria respondeu positivamente pelo retorno. As crianças que apresentam algum tipo de comodidade, mantém o vínculo com a instituição, mas não frequentam as atividades presencialmente.
Segundo o diretor, Diácono Welton Andrade, "as motivações para o retorno das atividades presencias são diversas. Porém, a insegurança alimentar e a existência de crianças em situação de abandono nos motivaram a reabrirmos a Obra Social Murialdo".
Murialdo nos ajude e nos inspire em nossa caminhada.
-
Epesmel: presença e solidariedade em tempos de pandemia
A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) marca presença na comunidade local. Em tempos de pandemia, ela reorganizou a sua forma de atendimento e desde março do ano passado vem prestando assistência às famílias dos atendidos.
Exemplo disso foi a ação realizada no início deste mês de abril, quando a EPESMEL Sede entregou kits pedagógicos do Serviço de Convivência e da Aprendizagem Profissional; kits alimentação e kits hortifrútis com doações do Mesa Brasil. Dessa maneira, garante o atendimento remoto, a promoção da cidadania e a segurança alimentar dos educandos e suas famílias, reforçando o respeito com as normas de segurança e a conscientização sobre os cuidados de prevenção contra a Covid-19.
Histórico EPESMEL
A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) teve seu início em 1974 com o apoio de um Movimento de Cursilho e fundada oficialmente em 13 de maio de 1976, sob a direção da Congregação dos Josefinos de Murialdo.
A partir de sua experiência e missão a EPESMEL, proporcionou através de suas ações a proteção de crianças e adolescentes, desenvolvendo capacidades e potencialidades, a partir de atividades de Qualificação Profissional, Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ações de Cidadania, Acompanhamento no Cumprimento de Medidas Socioeducativas, Apoio Sócio-Familiar e Atividades Esportivas e Culturais.
Sua missão é oportunizar às crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente empobrecidos e em situação de risco pessoal e social, a garantia dos direitos básicos visando a formação integral, tendo como visão “ser referência na prestação de serviços e na promoção da cidadania em vista de uma sociedade mais justa e fraterna onde a criança e adolescente sejam prioridade absoluta”. As ações trouxeram resultados como: a formação e compromisso da cidadania, o combate à evasão escolar, a prevenção das drogas, o protagonismo juvenil, a diminuição da violência e a inserção do mercado de trabalho.
Atualmente, a EPESMEL oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O público atendido são crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, do sexo feminino ou masculino, sem distinção de raça, credo, religião ou seleção. Atualmente atende em média 800 crianças e adolescentes. Também oferece o Programa de Aprendizagem e Qualificação Profissional para Adolescentes que compreende um conjunto integrado de ações, cabendo à Política de Assistência Social ofertar ações de proteção social que viabilizem a mediação e inserção de adolescentes e jovens a partir de 14 anos ao mundo do trabalho, promoção do protagonismo, a participação cidadã e mobilização social para a construção de estratégias coletivas que visem seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os atendidos neste programa são adolescentes e Jovens de 14 a 24 anos.
Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) - Londrina (PR)
Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85
Fones: (43) 3325.4128 ou (43) 3325.5123
-
Morre Padre Aleixo Susin, aos 93 anos
Na noite desta sexta-feira (19/3 – Dia de São José) faleceu o sacerdote da Congregação dos Josefinos de Murialdo, Padre Aleixo Susin, aos 93 anos, vítima de parada cardíaca. O religioso sofria do mal de Alzheimer há dois anos e faleceu em uma clínica para idosos, em Caxias do Sul (RS), sua cidade natal. Ele viera para a cidade no início deste mês. Até então, era pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Guará – Brasília.
Padre Aleixo foi fundador da paróquia São Paulo Apóstolo e lá permaneceu por 48 anos e ajudou no mutirão que criou a cidade. Foi também o criador da Via-Sacra de Planaltina (DF). O sacerdote sempre foi reconhecido pelo serviço aos mais necessitados de casa, atenção, escuta, carinho e uma palavra de fé e esperança, bem como conselheiro matrimonial e responsável pela recuperação de muitos casamentos. Padre Aleixo exercia forte liderança na comunidade da sua paróquia e era muito querido e amado pelos fiéis.
Pe. ALEIXO, rogai por nós!
Pe. ALEIXO SUSIN
Nascimento: 24.06.1927 - Ana Rech (Caxias do Sul - RS).
Pais: Josephina Buffon e João Avelino Susin.
Processo Formativo
- 1943: Noviciado - Conceição da Linha Feijó
- Caxias do Sul (RS). Mestre: Pe. João Schiavo.
- 16.01.1944: 1ª Profissão Religiosa - Fazenda Souza – Caxias do Sul (RS).
- 16.01.1948: Votos Perpétuos - Viterbo (Itália).
- 25.10.1953 - Ordenação Diaconal - Viterbo (Itália).
- 19.12.1953 - Ordenação Presbiteral - Roma.
Ministério
- Fazenda Souza – Seminário.
- São Paulo - Paróquia São Benedito.
- Paróquia São Paulo Apóstolo - Guará I – Brasília (DF).
- Paróquia São Sebastião – Planaltina (DF).
- Paróquia São Paulo Apóstolo – Brasília
-
Ano de São José: Encontro Internacional da Família de Murialdo ocorre no dia 13 de março
“A devoção a São José consiste na estima e na confiança n’ele, do qual nascem o amor no coração e a pratica da sua missão”.
(Murialdo, escritos, VI)
Para celebrar o Dia de São José, patrono da Família de Murialdo, no dia 13 de março, às 13 horas, acontece um importante Encontro Internacional da Família de Murialdo com o tema: “A Família de Murialdo na escola de São José”. A coordenação do evento é do Conselho Geral dos Josefinos de Murialdo, de Roma (Itália).
O encontro terá a participação de membros da Família de Murialdo dos 16 países em que os Josefinos se fazem presentes, bem como da presença de Murialdinas, do Instituto Secular e dos Leigos Amigos de Murialdo de todo o mundo, além de funcionários e convidados. A transmissão será pela plataforma Zoom, além da transmissão pelo Facebook do Instituto São Pedro de Viterbo.
PROGRAMAÇÃO:
- Momento formativo: Apresentação do documento Patris Corde, com alguns pontos para a FdM. Relatores: Pe. Tullio, Roberto e Gianna.
- Momento Espiritual: Lectio divina sobre os “quatro sonhos de São José” (Mt 1,20;2,13.19.22). Relatores: Ir. Terezinha (murialdina) e um leigo.
- Momento carismático: partilha de experiência de vida inspirada em São José e na Família de Nazaré: os valores, as atitudes, a espiritualidade... de São José e da Família de Nazaré que podem inspirar toda Famíilia de Murialdo hoje. Relatores: Bernadete e Elo João (ANALAM) e Moema (ISMUR).
Convide sua família e participe deste momento internacional da Família de Murialdo!
-
Religiosos participam de retiro espiritual e renovam seus votos
"Fazei tudo o que Ele vos disser", uma das poucas palavras de Maria, a mãe de Jesus, revelada na Sagrada Escritura, foi tema do segundo retiro anual da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, realizado em Londrina (PR), de 08 a 12 de fevereiro de 2021. Vinte confrades, especialmente formandos, participaram dos exercícios espirituais orientados pelo padre Valdecir Ferreira, presbítero da Diocese de Apucarana e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.
Nesse itinerário foram meditadas as passagens bíblicas da presença de Maria, desde a anunciação, passando pela visitação à Isabel, nascimento e apresentação de Jesus, Bodas de Caná, sua presença aos pés da cruz até a ressurreição.
Ao término do retiro, na presença do provincial Pe. Marcelino Modelski e outros religiosos, sete fratres renovaram os votos religiosos, ou seja: Antônio Hilton da Silva Rocha, Jeverson de Andrade, Leandro de Freitas, Matheus Wilian de Jesus Reis, Osvaldo Pereira da Silva Filho, Ricardo Lima Rodrigues e Sebastiao Souza da Silva. Os fratres Jeverson de Andrade e Sergio Soares Mejia foram instituídos ao ministério do Leitorado e Frater Antônio Hilton da Silva Rocha, ao ministério do Acolitado.
Aos religiosos, nossa prece e que Murialdo continue sendo inspiração da caminhada.