Notícias
-
Murialdo realiza curso em Gestão Integrada de Pessoas, Cultura e Propósito Organizacional
A Faculdade Murialdo de Caxias do Sul (RS) em parceria com o Instituto Leonardo Murialdo realizou, de 20 de outubro a 19 de novembro de 2020, às terças e quintas-feiras, das 18h15min às 22h15min (horário de Brasília), o curso em Gestão Integrada de Pessoas, Cultura e Propósito Organizacional, na modalidade on-line com o professor ao vivo em sala de aula. A duração do mesmo foi de 40 horas e buscou instrumentalizar os profissionais para a atuação em gestão integrada, levando-se em conta a importância do envolvimento das pessoas e das equipes no propósito da organização.
As disciplinas que contemplaram a formação foram: Gestão de Pessoas: a Chave do Negócio; Planejamento e Gestão Estratégica; Estrutura e Normas Legislativas; Empreendedorismo Corporativo, Inovação e Tecnologia; Liderança, Gestão de Equipes e Cultura Organizacional; Gestão de Risco e Análise de Cenários; Otimizando Orçamentos e Buscando Indicadores; Organizações orientadas por propósito; Noções de Marketing Gerencial e Gestão e Espiritualidade.
O curso contou com 116 participantes entre religiosos Josefinos e Murialdinas e lideranças leigas da maioria da Obras do Brasil.
Nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, o curso encerrou-se com o tema Gestão e Espiritualidade, com o professor Gustavo Balbinot. Ele dissertou que é próprio da pessoa que cultiva a Espiritualidade ter sentido de vida; estar consciente constantemente; buscar sentido nos acontecimentos; ser sensível ao humano e aos ‘ecos’; respeitar e valorizar as diferenças; nutrir a interioridade; investir na qualidade de vida e aprender das crises.
-
Pe. Antonio Lauri Oliveira de Souza na Casa do Pai
No domingo, 11 de outubro de 2020, o mestre de Noviços e ex-provincial da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) Padre Antônio Lauri Oliveira de Souza, 71 anos, faleceu em decorrência de um câncer severo. As últimas homenagens foram prestadas na Igreja Matriz de Ana Rech (Caxias do Sul – RS) com Celebração Eucarística, às 15h30min. Após, Pe. Lauri foi sepultado no Jazigo dos Josefinos, junto ao Cemitério daquela localidade.
O religioso nasceu em São Francisco de Paula (RS), no dia 01 de março de 1949, filho de José Ramos de Souza e Maria Rosa Oliveira de Souza e tinha 10 irmãos.
ETAPAS DE FORMAÇÃO
- Escola Primária – Escola Rural Isolada de Silva Lima: Pedra Lisa - Cazuza Ferreira – São Francisco de Paula (RS), de 1957 a 1962.
- Ensino Fundamental Escola Normal (preparação para professores rurais) - Colégio Murialdo de Ana Rech, Caxias do Sul (RS), de 1963 a 1966.
- Ensino Médio - Colégio Nossa Senhora do Carmo - Caxias do Sul (RS), de 1967 a 1969.
- Curso de Filosofia – Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul (RS), 1970.
- Início do Curso de Ciências Biológicas – UCS - Caxias do Sul, 1971.
- Finalização do Curso de Ciências Biológicas na UCS, Caxias do Sul, de 1974 a 1975.
- Curso de Teologia no Instituto Paulo VI – Londrina (PR), de 1979 a 1981.
- Pós-Graduação em Teologia – PUC - Rio de Janeiro, 1982.
- Curso EaD em Filosofia pelo Claretiano (incompleto por motivos de saúde) de 2018 a 2020.
- 1a. Profissão Religiosa: 24 de fevereiro de 1979 - Porto Alegre (RS).
- Votos Perpétuos:26 de fevereiro de 1982 - Porto Alegre (RS).
- Ordenação Diaconal:27 de fevereiro de 1982 - Porto Alegre (RS).
- Ordenação Presbiteral:01 de janeiro de 1983 – Distrito de Cazuza Ferreira (São Francisco de Paula – RS).
EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO
- Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens - Araranguá (SC), em 1983: Coordenador do Ensino Fundamental e Professor.
- EPESMEL - Londrina (PR), de 1983 a 1993: Coordenador de Ensino, Diretor e Pároco da então quase-Paróquia Cristo Bom Pastor (ad personam) 1985 em diante.
- Curso Forper - Roma, de 1993 a1994.
- Associação Protetora da Infância - Porto Alegre (RS), de 1995a 2004: Diretor da Comunidade, Coordenador dos Projetos Sociais e Pároco da Paróquia Santuário São José de Murialdo (1996 e 1997).
- Área Pastoral do Conjunto Palmeiras - Fortaleza (CE): Pároco, 2004 a 2009:
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Vila Luizão - São Luís (MA), 2010.
- Curso para Formadores – Roma e, após, na Comunidade de Fazenda Souza, 2011.
- Seminário Josefino - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS), 2012: Diretor de Comunidade e Mestre dos Noviços.
- Provincial, de 2013 a 2018.
- Centro Social Murialdo Santa Fé - Bairro Santa Fé - Caxias do Sul (RS), de 2019 a 2020: Mestre dos Noviços e Diretor da Comunidade.
Um homem apaixonado pela Vida Religiosa Consagrada. Referindo-se à esta opção, Pe. Lauri escreveu: “O mistério do amor de Deus me conduziu. Pergunto-me, quase que em tom de arrependimento: Por que não decidi antes? Tem sido um tempo de graça: tantas crianças, adolescentes e jovens que profeticamente suplicam um olhar, um cuidado, uma iluminação e alguma oportunidade; tantos adultos, idosos e doentes que, ao administrarmos os sacramentos, somos tentados a ajoelharmo-nos a seus pés e a beijar suas mãos. Planejo para ser dócil e santo instrumento, sempre segurado pela sua mão e vontade.” A síntese de sua consagração, de sua opção pela vida sacerdotal e de seu apostolado está no lema da sua ordenação sacerdotal: “Quem um dia acreditou no Reino e se encantou por Ele, não tem mais direito de viver descansado”, citando São Bernardo. E foi assim mesmo que o vimos. Viveu uma “vida pela vida, vida pelo Reino, como a vida dele: o Mestre Jesus”.
Um homem apaixonado pela Congregação de São José. Franzino na sua estatura física, todavia foi um grande líder: otimista, determinado, com grande senso crítico, atualizado, um homem à frente de seu tempo. Intelectual, de muita leitura e estudo, esteve sempre presente e comprometido com a organização e com as questões da Província, especialmente na atualização do carisma, bem como na dimensão apostólica junto às JuventudeS. Foi muito atuante e presente na vida de toda a Família de Murialdo (FdM), especialmente dos Leigos Amigos de Murialdo. Teve uma consciência sempre larga à questão missionária, sendo protagonista na abertura da comunidade de Juazeiro do Norte (Ceará) e da Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul; dedicou-se à intercongregacionalidade, à interculturalidade e às questões importantes da Congregação. Inegavelmente, foi um grande divulgador do carisma de Murialdo pelo testemunho de vida doada, sobretudo, na alegria da vivência religiosa comunitária; nisso, ele foi um exemplo para todos. Nada de extraordinário, mas intenso, profético, amigo, irmão e pai no ordinário. Não tenho dúvida de que precedeu a muitos na vida de oração externada na serenidade, na bondade e na convicção nas tomadas de decisão. Um homem de Deus! Sempre e em tudo um sorriso para todos.
Carregou também sua cruz. Algumas tarefas, especialmente enquanto provincial, lhe tomaram importantes energias, contudo não se furtou em ir até o fim, no amor. Recordamos os embates na criação da ORGMUR, a coordenação da beatificação do Pe. Joao Schiavo, as questões delicadas num tempo de dificuldade econômica e de grandes fragilidades no interior da Província. Preocupava-se com a saúde física e espiritual dos confrades. No último ano, com a descoberta do câncer e das suas proporções, iniciou de forma consciente seu caminho de dor e de entrega nas mãos de Deus.
Padre ANTONIO LAURI. Descanse em paz. Você foi mestre na dança do amor, na dança da vida. Seu testemunho alegre e fiel de Jesus ressuscitado há de iluminar nossos caminhos, até que um dia, glorificaremos juntos, a Trindade Santa. Reze por nós. Precisamos, e estamos certos da sua intercessão. São Leonardo Murialdo te apresente ao Pai.
-
JMJ lança logo do evento que acontecerá em 2023
Na sexta-feira, 16 de outubro, a logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 foi oficialmente apresentado em Lisboa, Portugal. A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipe de acadêmicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas.
As propostas foram avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida do Vaticano selecionar a proposta vencedora.
No atual contexto, o Comitê Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 continua a dar prioridade às necessidades daqueles que têm sido afetados pela pandemia, sem perder de vista a organização do evento. As equipes de trabalho, em diálogo contínuo com a Santa Sé, prosseguem os preparativos deste encontro de jovens que, há mais de três décadas, é para todo o mundo sinal de esperança, união e solidariedade.
Logo Mariano que nasceu da delicadeza e serviço de uma jovem
A vencedora do concurso para a logo da JMJ foi a designer portuguesa de 24 anos, Beatriz Roque Antunes, a jovem que criou a imagem oficial da JMJ Lisboa 2023 diz que é preciso que os jovens não se acomodem, que construam uma sociedade mais justa e tomem o mundo nas suas mãos.
Como Maria, Beatriz esperou
Depois de ter enviado o seu trabalho para o concurso que escolheu o logo oficial da JMJ, a jovem esperou ansiosamente várias semanas por um telefonema. “Queria muito ganhar”, admite. “O meu pai diz ‘aquilo que nós queremos muito, muito Deus nos dá’. Eu lembro de ter uma conversa com ele e dizer: ‘mas eu quero muito pai, não dá para querer mais’. E ele me respondeu: ‘então faz a tua parte! Mais, não pode fazer.’”
Certo dia, Beatriz recebeu uma chamada telefônica: “uma vez, até me telefonaram do dentista e eu achei que podia ser alguém da JMJ”, conta, entusiasmada. “Depois, quando me disseram que era a vencedora, demorei um pouco a assimilar a notícia. Significa muito para mim. Não é todos os dias que posso colocar ao dispor da fé e da Igreja aquilo que acho que são os meus talentos.”
A criadora da logo conta que sua irmã e uns amigos estavam preparando uma proposta para o concurso do hino. “Fui acompanhando a reflexão que eles faziam sobre o tema e fiquei com vontade de fazer a minha parte”, conta, acrescentando que à medida que os dias passavam o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc1, 39) ganhava cada vez mais espaço na sua oração e no seu pensamento. “Decidi tirar uma semana de férias mesmo antes da data limite para a entrega do trabalho, e até ao último dia estive sempre trabalhando na proposta”.
Além da análise dos logotipos das diferentes edições internacionais da JMJ, Beatriz fez também uma pesquisa sobre marcas e imagens que trabalhassem a identidade nacional e promovessem a ideia de equipe. “Depois percebi que tinha duas alternativas: ou fazia uma proposta com uma identidade cristã assumida ou uma coisa que até podia ser legal, mas não tinha uma identidade marcada”, recorda.
“Escolhi a primeira hipótese.” Começou pela cruz, criou o caminho que a atravessa e, aos poucos, nasceu o rosto jovem de Maria. O terço surgiu mais tarde para assinalar a devoção portuguesa a Nossa Senhora de Fátima. “Como nos diz a passagem que é o lema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos.” “E Nossa Senhora não tem medo! Parece que quando temos Jesus conosco, há coragem, mas uma coragem ainda maior.”, disse a jovem.
Significados
Inspirado no tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), tem a Cruz como elemento central. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno.
As cores: o verde, vermelho e o amarelo evocam as cores da bandeira portuguesa.
Cruz: a Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.
Caminho: tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). Ao acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.
Terço: a opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção à Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.
Maria: Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juventude própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.
Fonte: Portal CNBB
-
Celebrações de Votos Perpétuos e Ordenação Diaconal acontecem em Londrina (PR)
No sábado, dia 22 de agosto de 2020, em Londrina (PR) aconteceu a Celebração Eucarística de Profissão Perpétua dos religiosos da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) Elves Bessa e Francis Matin Kamara. A celebração de acolhida na Congregação foi presidida pelo Provincial, Marcelino Modelski.
No domingo, dia 23 de agosto, também em Londrina, aconteceu a ordenação diaconal do Frater Elves Bessa, com a presença do arcebispo metropolitano Dom Geremias Steinmetz, que presidiu a celebração, bem como de confrades e o povo de Deus. As celebrações aconteceram de forma restrita ao público devido à situação vigente da pandemia, mas com grande participação pelas mídias sociais da comunidade de Londrina e de outras regiões que contam com a presença da Família de Murialdo.
Desde já agradecemos ao Senhor da messe por mais estes dois irmãos que deram seu sim definitivo, bem como a ordenação de mais um diácono para a Igreja.
-
Frater Welton de Andrade emite votos perpétuos e é ordenado diácono
O religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Frater Welton de Andrade, professou seus votos perpétuos e foi ordenado diácono, nos dias 15 e 16 de agosto, respectivamente. As celebrações solenes, marcadas por muita emoção e fé, ocorreram na Igreja Matriz São Jorge, no Bairro Quintino – Rio de Janeiro (RJ) com a presença restrita de fiéis, conforme protocolo de segurança contra a COVID-19.
A santa missa da Profissão Religiosa Perpétua aconteceu no dia 15 de agosto, às 19 horas, presidida pelo provincial da Congregação Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelo pároco Pe. Dirceu Rigo e demais sacerdotes presentes; contou com a presença de confrades, familiares e comunidade paroquial. A profissão religiosa teve como lema: "Eu te chamei pelo nome: tu és meu!" (Is. 43,1).
Já a Ordenação Diaconal aconteceu no domingo, dia 16, às 10 horas, e foi presidida pelo Cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. A celebração também contou com a presença do provincial, confrades, familiares que vieram da Bahia e comunidade paroquial. A inspiração bíblica que iluminou o momento foi: "O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor!" (Lc 1,49).
Frater Welton de Andrade nasceu em Ibotirama (BA) no dia 28 de maio de 1989, professou sua Primeira Profissão Religiosa no dia 6 de janeiro de 2013, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) e atualmente é coordenador do Projeto Social Murialdo que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no Quintino. A Ordenação Sacerdotal do Frater Welton está prevista para acontecer no mês de janeiro, em Ibotirama (BA), sua terra natal.
Frater e diácono Welton: a você nossa prece e estima. Que São Leonardo Murialdo esteja presente em sua vida sendo “companheiro de viagem” e inspirador em sua missão de evangelizar.
-
Escolhido o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021 já tem cartaz escolhido. A equipe que prepara a CFE do ano que vem, composta por representantes da CNBB e de outras igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), realizou concurso para a escolha da arte.
No próximo ano, a Campanha da Fraternidade será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). Essa será a quinta CFE e tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.
A arte escolhida para ilustrar o caminho fraterno de diálogo e comunhão foi elaborada pela agência Ateliê 15. O cartaz remete ao apelo de Cristo pela unidade. O secretário executivo para Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, destaca que “Cristo é a nossa paz e suas ações nos inspiram a concretiza-la por meio do nosso testemunho de vida”.
Segundo os artistas do Ateliê 15, a base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último, onde todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perderem o compasso. “A ciranda lembra uma canção muito comum em nossas comunidades, ‘baião das comunidades’ do cantor e compositor Zé Vicente. Todas e todos são convidados a participarem desta ciranda pela vida construindo a civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz. Na ciranda há uma criança com a mão estendida a espera de mais pessoas a fim de que o movimento de fraternidade não pare. Somos todos convidados!”.
A seleção da arte se deu por meio de um concurso. Em relação ao texto-base e ao hino devem ser divulgado em breve.
São membros do CONIC as seguintes Igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil. Ainda participam da comissão de preparação representantes do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização (CESEEP) e a Igreja Betesda como Igreja convidada.
Fonte: cnbb.org.br