Notícias
-
Baile dos 90 Anos do Colégio Murialdo de Ana Rech será animado pelo conjunto Os Monarcas
O Colégio Murialdo de Ana Rech Caxias do Sul neste ano comemora seus 90 anos dedicados à educação. Para celebrar a data, a Instituição promoverá um Baile de Casais, animado pelo conjunto Os Monarcas, no dia 11 de maio, com início às 22h30min, na Fundação Marcopolo (RST 453, KM 73), em Caxias do Sul (RS).
O baile terá como cardápio: amendoim, batata frita, picadinhos (queijo, apresuntado, azeitona, pepino, salame, ovo de codorna), pão e galeto, além de água, refrigerante e chopp. O valor do ingresso é de R$ 260,00 (casal) e podem ser adquiridos pelos fones (54) 3283.1290 | (54) 99174.8150 | (54) 99174.8150.
Os Monarcas é um conjunto de música regionalista gaúcha, com uma das carreiras de maior longevidade da música regional do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Sul do Brasil.
A HISTÓRIA DO MURIALDO: A instituição foi fundada em 1929 com o objetivo de ser um colégio para meninos. Inicialmente funcionou no prédio do “Monastero Della Santíssima Trinitá”, construído em 1909. Este servia de dormitório, cozinha e refeitório. A construção do atual prédio teve início em 1930 e concluído em 1958. Muitos benfeitores de Caxias do Sul colaboraram para viabilizar a construção, dentre eles, destaca-se Dante Marcucci, Celeste Gobato e Luiz Compagnoni.
A criação do Colégio Normal Rural aconteceu em 1942. Era em nível ginasial, com alto grau de ensino. Esse curso formou centenas de professores rurais para o Rio Grande do Sul. Muitos deles distinguiram-se em suas comunidades, como Clemente Barreto, Ruy Pauletti, Armando Antonio Sachett, Hermes Zanette, Valter Susin e tantos outros.
O Colégio contou, também, com o Curso Colegial Agrícola, formando técnicos agrícolas e o curso de Auxiliar Técnico de Fruticultura, de bons resultados.
O ano de 1953 marcou a fundação do Ginásio Murialdo. Os meninos frequentavam as aulas no Colégio Murialdo e as meninas no Ginásio Nossa Senhora de Pompéia, em frente, atual prédio da Clínica Paulo Guedes. Em 1971, o Murialdo passou a funcionar em sistema misto, ou seja, meninos e meninas.
A partir de 1989, o 2º grau deixou de oferecer habilitações técnicas plenas e parciais, orientando-se para a preparação para o trabalho, juntamente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Em 1991, passou a funcionar as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e, em 1992, a Pré-Escola.
Seguindo o pensamento de São Leonardo, o Colégio Murialdo, que faz arte da Rede Murialdo de Educação, busca sempre se atualizar. De olho no seu tempo e nas necessidades da comunidade educativa, busca-se continuamente melhorias pedagógicas e estruturais. Entre os anos 2007 e 2012, a Instituição passou por uma reforma geral.
A história do Colégio Murialdo une-se com a história da comunidade de Ana Rech e região, sendo um referencial em educação humanizada e em qualidade de ensino.
-
Iniciação Cristã, novas linguagens e novos métodos de comunicação na Catequese
Representantes do Setor de Animação Bíblico-Catequética das 4 Arquidioceses e 14 Dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram de encontro nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de abril, em Porto Alegre.
Com a assessoria do jornalista da Unisinos, Moisés Sbardelotto e a presença do Bispo referencial para o Setor, Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, aprofundaram a Iniciação à Vida Cristã e as novas linguagens e os novos métodos de comunicação.
O assessor acentuou que a ação evangelizadora deve ser realizada como processo de comunicação que envolve diversas linguagens, métodos e tecnologias, num contexto de conexão. Citou um pensador, para o qual, na cultura digital, surgem “novas formas de relação social, que são fruto de uma série de mudanças históricas, mas que não poderiam desenvolver-se sem a internet”. Referiu também a afirmação do Papa Bento XVI no seu pronunciamento de renúncia ao Pontificado de que o mundo vive rápidas mudanças e é agitado por questões de grande relevância sobre a vida de fé. Mencionou ainda o Papa Francisco. Num encontro de pastoral nas grandes cidades, ressaltou o Pontífice afirmou que “vivemos de uma prática pastoral secular, em que a Igreja era o único ponto de referência da cultura. (…) mas não estamos mais essa época. Ela passou. Não estamos na cristandade, não mais. Hoje, não somos mais os únicos que produzem cultura, nem os primeiros, nem os mais ouvidos. Precisamos, portanto, de uma mudança de mentalidade pastoral”. Esse panorama de mudanças, como indica o documento 107 da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã, exige atenção aos sinais dos tempos, num processo de escuta aos clamores do povo, à luz da fé, numa atitude de humildade, acolhida criatividade e capacidade dialogal (nº 51 e 55).
O assessor prosseguiu fazendo aproximações entre Iniciação à Vida Cristã e uma leitura bíblico-teológica, uma leitura antropológica e pedagógica, e a cultura digital. Indicou algumas sugestões na linha didático-informativa, sociomunitária, psicopedagógica e teológico-pastoral.
A partir da exposição do assessor, os participantes, em grupo e plenário, partilharam experiências, desafios e conclusões para a ação catequética de iniciação à vida cristã. Dom Jacinto, num apanhado geral, destacou: 1) A catequese precisa andar em unidade com a liturgia, mas também com a caridade. A catequese não pode ser intimista ou alienante; 2) Ainda pensamos na catequese em função dos sacramentos. Ela deveria ser em função de formar discípulos missionários que vivam em comunidade e nela participem dos sacramentos; 3) Tudo isto questiona a todos, catequistas, padres, bispos, diáconos, ministros leigos, membros das pastorais e dos conselhos.
Por fim, foram lembradas as atividades programadas para a Formação da CNBB Sul 3:
– Seminário de liturgia em Veranópolis, de 28 a 30 de junho, em parceria com o Setor de Animação Bíblico-catequética, com 5 vagas por Diocese, para catequistas.
– Encontro com coordenadores de pastoral, de catequese e de liturgia, formadores em Bíblia e reitores de Institutos, dia 4 de setembro, em Porto Alegre, para aprofundamento da Animação Bíblica na vida pastoral.
– Escola Catequética Regional no próximo ano, com 4 etapas, em local a ser definido, com 4 vagas por Arquidiocese e Diocese.
Fonte: CNBB Sul 3
-
Padre Severino Lisboa Campos Filho toma posse como pároco na paróquia São Benedito (SP)
No domingo, dia 10 de março, em cerimônia presidida pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, D. Sergio de Deus Borges, ocorreu a posse do Pe. Severino Lisboa Campos Filho como pároco na Paróquia São Benedito, no bairro do Jaçanã (São Paulo), na Região Santana, onde desde o dia 04 de janeiro de 2016 atuava como vigário paroquial e diretor na Obra Social. Concelebraram a santa missa o provincial da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Pe. Marcelino Modelski que por vários anos atuou na Paróquia de São Benedito e o Pe. Jacob Yeboah, que neste ato foi nomeado vigário paroquial.
Após a Celebração Eucarística, a comunidade se reuniu para confraternização. A Paróquia São Benedito acolhe o Pe. Severino com alegria, certa de continuar contando com sua amizade fraterna, seu zelo pastoral e sua dedicação ao Reino.
PADRE SEVERINO: Nasceu no dia 29 de setembro de 1985 na cidade de Redenção do Gurguéia (PI), por volta dos três anos de idade, Pe. Severino migrou com a família para Planaltina (Brasília). Nesta cidade recebeu o sacramento do Batismo no dia 27 de setembro de 1998; da Primeira Eucaristia no dia 29 de novembro de 1998 e do Crisma no dia 06 de julho de 2002.
Pe. Severino iniciou sua caminhada vocacional em 2002 e foi acompanhado até o ano de 2004. Fez a experiência vocacional e o Postulado em Londrina (PR) em 2005/06. Em 2007 fez o Noviciado em Caxias do Sul (RS), emitindo sua primeira profissão religiosa na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). Em 2008/09 cursou Filosofia na Universidade Católica de Brasília. Nos anos de 2010/11 realizou a etapa formativa do Magistério na cidade de Planaltina. Neste período concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia.
De 2012 a 2015 cursou Teologia pela PUC do Paraná. No dia 10 de janeiro de 2015 professou os Votos Perpétuos em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS). No dia 17 de maio de 2015 recebeu a Ordem do Diaconato na Paróquia São Paulo Apóstolo no Guará (Brasília – DF). No dia 05 de dezembro de 2015 foi ordenado Padre na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina, pela Imposição das Mãos e Prece de Ordenação, por dom Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília.
Logo após a ordenação sacerdotal, Pe. Severino recebeu do Superior Provincial, Pe. Antonio Lauri de Souza, a obediência de ser vigário na Paróquia São Benedito de São Paulo.
Fotos: divulgação -
Murialdo: 1ª Parada Pedagógica da Obra Social São Benedito
Os Josefinos de Murialdo, por meio da Obra Social São Benedito (OSSB), realizou, na última terça-feira, 12 de fevereiro, a 1ª Parada Pedagógica Obra Social São Benedito 2019. O encontro ocorreu na Instituição, em Jaçanã, município de São Paulo (SP).
A organização, que é integrada à família e à rede de proteção à criança e ao adolescente, reuniu educadores para aprofundar os feitos de São Leonardo Murialdo e projetar as ações para o ano de 2019.
É tarefa primordial da OSSB investir na formação e favorecer espaços para o desenvolvimento de alternativas à educação e à geração de renda, assim como para a abordagem de temas relacionados a questões do cotidiano.
Fotos: Divulgação
-
Vaticano e as POM lançam Guia para o Mês Missionário Extraordinário
O Vaticano, por meio da Congregação para a Evangelização dos Povos, e das Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançou recentemente, uma versão em português, do Guia para o Mês Missionário Extraordinário. O objetivo do Guia é servir às dioceses em suas necessidades de formação e animação missionária, preparando os fiéis ao redor do mundo para se viver o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para outubro deste ano, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.
O Guia servirá para inspirar a criatividade das Igrejas locais e seus cristãos em enfrentar os desafios relacionados com a evangelização da missão ad gentes, sem qualquer pretensão de ser exaustiva reflexão teológica ou sistemática e missão catequética. As partes referidas no Guia correspondem às dimensões espirituais indicadas pelo Papa Francisco na proclamação do Mês Missionário Extraordinário: o encontro pessoal com Cristo vivo na Igreja, o testemunho dos santos e mártires da missão, formação e missão catequética caridade missionária. O texto foi publicado em inglês, italiano, francês, espanhol e português.
Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
No Brasil o Grupo de Trabalho (GT) do Mês Missionário Extraordinário 2019, nomeado na 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil já se encontrou três vezes para formular a proposta de atividades e apresentou à reunião do Conselho Permanente da CNBB, de novembro de 2018.
Propostas para o Mês Missionário Extraordinário em diversos níveis:
As propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho nomeado na 56ª Assembleia da Geral da CNBB foram apresentadas, discutidas e aprovadas por unanimidade na reunião ordinária do Conselho Permanente da CNBB dos dias 20 a 22 de novembro de 2018. Seguem as propostas desde o âmbito internacional até o paroquial.
Internacional
– Carta do Papa ao Cardeal Filoni.
– Cartas do Cardeal Filoni aos bispos, Congregações, movimentos, novas comunidades, associações de leigos/as
– Guia para o MME com reflexões bíblicas, teológicas e testemunhos missionários.
– Conexão com o Sínodo para Pan-Amazônia.
– Centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV
Nacional
– Lançamento do MME no CONSEP: 17-18 de setembro de 2019.
– Abertura do MME, no dia 01/10/19 (dia de Santa Teresinha), no Santuário Nacional de Aparecida.
– Formações e cursos missionários do CCM (Centro Cultural Missionário) alinhados com a temática do MME e as contribuições da Maximum Illud.
– Encontro Nacional da Missão Ad Gentes: 31 de março – 02 de abril de 2019; no CCM.
– Romaria ao Santuário Nacional: 20/10/19 e vigília em Aparecida, estendida a todas Igrejas particulares e santuários do Brasil (19/10/19).
– Incentivar a coleta no Dia Mundial das Missões.
– Promover as Pontifícias Obras Missionárias, em todos os níveis.
– Seminário de Missiologia, no CCM, 10 a 14 de junho de 2019.
– Dar maior visibilidade aos projetos missionários ad gentes e Igrejas Irmãs.
– Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: 11-14 de julho de 2019. Promovido pelas POM em comunhão com a Comissão dos Ministérios Ordenados e vida Consagrada e a OSIB.
– Produção de materiais missionários.
– Jornada Nacional da IAM, em maio de 2019, com a temática do MME.
– Mensagem às comunidades de vida contemplativa monástica e de clausura.
– Promover a oração pelas missões em todos os níveis.
– Assumir no DNJ 2019 a temática do MME: Batizados e Enviados
– Entregar na 57ª AG da CNBB, a cruz missionária e bandeira com o logo do MME para todos os presidentes dos Regionais, bispos referenciais da missão e diocesanos.
– Apresentar o projeto do MME numa sessão da 57ª AG da CNBB.
Regional
– Fortalecimento dos COMIREs.
– Tratar a temática nas Assembleias dos COMIREs e outros eventos.
Diocesano
– Preparação e abertura do MME (01/10/19), no Santuário diocesano ou catedral.
– Assumir no DNJ 2019 a temática do MME: Batizados e Enviados.
– Envio de missionários, através dos projetos Ad Gentes e Igrejas Irmãs na vigília missionária.
– Pastoral juvenil realizar atividade pública de anúncio do Evangelho.
– Nas novenas dos santuários diocesanos contemplar a temática do MME.
– Promover a oração pelas missões.
– Acolher a proposta apresentada pela diocese de Roraima diante da situação dos imigrantes Venezuelanos.
– Criação e fortalecimento dos COMIDIs.
Paroquial
– Preparação, abertura do MME e lançamento do material da Campanha Missionária.
– Realizar vigília 19/10/19, visitas missionárias e coleta no Dia Mundial das Missões (19 e 20/10).
– Realizar a novena missionária com os testemunhos da Campanha Missionária.
– Oração pelas missões e intensificar as visitas missionárias.
– Inserir na novena dos padroeiros a temática do MME.
– Criação e fortalecimento e de COMIPAs.
Indicação Geral para o gesto concreto – outubro 2019
Ter como inspiração as três formas de Cooperação Missionária: oração, oferta e saída missionária. No final de semana (19 e 20/10/19) do Dia Mundial da Missões conectar estas três formas de cooperar com a missão de Deus. Realizar na paróquia visitas missionárias, uma vigília no sábado à noite e incentivar a coleta no final de semana. No livro da novena missionária, apresentar uma proposta de oração para vigília missionária.
Proposta de temas para a novena dos padroeiros:
– O encontro com Jesus Cristo.
– Batizados e enviados.
– Missão, identidade da Igreja (focar no testemunho do padroeiro da comunidade).
– Missão além-fronteiras.
– Testemunhas da missão.
– Caridade, fonte e expressão da missão.
– Formação de discípulos missionários.
– Missão e o bem comum com atenção as Políticas Públicas.
– Missão e sínodo da Amazônia.
Para acessar o Guia para o Mês Missionário Extraordinário clique aqui.
Fonte: CNBB
-
Panamá: Jornada Mundial da Juventude 2019 reúne milhares de jovens de todo o mundo
De 22 a 27 de janeiro, milhares de jovens, peregrinos e voluntários do mundo inteiro ficaram reunidos no Panamá para mais uma edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento que encerrou no domingo, 27, buscou refletir sobre o tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Além disso, o encontro ainda contou com a presença do Papa Francisco.
A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) se fez presente na JMJ com o Pe. Joseílton Ramos (Kazé), além das jovens Giovana Carneiro e Paula Ramos. No encerramento do evento, a cidade de Lisboa em Portugal foi anunciada como anfitriã para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2022.
A Jornada Mundial da Juventude teve os seguintes locais internacionais: Roma 1984-85, Buenos Aires 1987, Santiago de Compostela 1989, Czestocwova 1991, Denver 1993, Manila 1995, Paris 1997, Roma 2000, Toronto 2002, Alemanha 2005, Sydney 2008, Madrid 2011, Rio de Janeiro (Brasil) 2013, Cracóvia 2016 e Panamá 2019.
Foto: Jacob Tuniev