Notícias
-
CF 2018 reflete sobre a fraternidade e a superação da violência
A Campanha da Fraternidade é o diálogo da Igreja com a sociedade, para que todos trabalhem por um mundo mais justo. A Igreja não impõe nada, propõe uma reflexão. Essa explicação é do padre Luís Fernando da Silva, secretário executivo da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso conduz os oito vídeos do curso online disponibilizado gratuitamente pela Editora Edições CNBB, sobre a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência” e o lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Ele fala sobre a origem da campanha, a temática de 2018 e sua aplicação prática e ainda apresenta dicas para quem deseja trabalhar pela superação da violência.
Como começou
Segundo o padre Luís Fernando, na década de 60, a Cáritas Brasileira iniciou uma campanha que visava despertar, nas pessoas, o senso de fraternidade e de ajuda ao próximo. A campanha foi crescendo e, hoje, tem mais de meio século, com o objetivo de despertar para o senso da justiça social. A cada ano, a CNBB escolhe uma temática, como ecologia, saúde, trabalho, família e biomas.
Fraternidade e superação da violência
O secretário executivo da Campanha da Fraternidade salienta que, na temática “Fraternidade e superação da violência”, a palavra “superação” é a mais importante. O lema “Vós sois todos irmãos” foi encontrado no Evangelho de São Mateus, no qual Jesus explica que as pessoas valem porque são filhas do mesmo Pai.
Os altos índices de violência no Brasil motivaram a escolha do tema. “Como Igreja, não podemos deixar de oferecer uma resposta”, acrescenta o padre Luís Fernando.
Violência
O texto-base da Campanha da Fraternidade 2018 é dividido em três partes pedagógicas: ver, julgar e agir. O que é visto pode ser de forma direta, às claras. Também pode ser cultural, por meio de piadas, brincadeiras, desprezo ou outras formas de diminuição do ser humano. Há ainda a violência estrutural. Quando mais pobreza, menor a estrutura, a saúde ou a segurança, maior a violência.
Ao final, o texto-base apresenta 13 rostos que sofrem com a violência e anuncia uma boa-nova para que essas realidades sejam transformadas e haja a esperada superação da violência.
Ações práticas
“Precisamos perdoar mais e ofender menos”, sintetiza o padre. No âmbito pessoal, a conversão é o primeiro passo para a superação da violência, para que ninguém fale mal do irmão, eduque sem violência e tenha mais tolerância. Divulgar o cartaz da campanha da Fraternidade, refletir com crianças e adolescentes e promover a Via Sacra são algumas dicas práticas pessoais que contribuem.
No âmbito comunitário, o engajamento nas pastorais sociais é uma forma prática de trabalhar pela superação. No âmbito social, a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente são ações concretas no mesmo sentido.
“Cada pessoa que toma contato com a mensagem da Campanha da Fraternidade pode ser um agente de reconciliação, de paz e da superação da violência”, conclui o padre Luís Fernando da Silva.
Onde se inscrever
Curso Campanha da Fraternidade:
http://materiais.edicoescnbb.com.br/curso_campanha_da_fraternidade_2018
Fonte: CNBB
-
Crato (CE) é a nova frente missionária dos Josefinos de Murialdo
Os religiosos Josefinos de Murialdo Pe. Geraldo Luiz Canaver, Pe. Gilberto da Câmara e o Diácono Emiliano Dantas, na última semana de janeiro, chegaram a Crato (CE) com a missão de dar continuidade ao legado deixado por Murialdo. É a mais nova frente missionária da Província Brasileira dos Josefinos. Lá vão trabalhar na Paróquia Nossa Senhora das Candeias (Juazeiro do Norte, bem como no Colégio Diocesano, localizado em Crato.
POSSE NA PARÓQUIA: No domingo, dia 18 de fevereiro, o padre Geraldo Luiz Canaver foi empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, de Juazeiro do Norte pelo bispo dom Gilberto Pastana; padre Gilberto Floresça da Câmara, vigário paroquial, e o diácono Emiliano Dantas.
O clima chuvoso não impediu os fiéis de marcarem presença na celebração. Para Lucenildo Lima, membro do Conselho de Pastoral, o sonho de ter uma paróquia ainda mais organizada agora se concretiza, enchendo o coração da comunidade de alegria e esperança. “Nascemos das missões, somos comunidade de comunidades e agora esperamos trabalhar ainda mais em prol da evangelização, ter uma igreja mais próxima do povo”, disse.
Fotos: Divulgação
-
Luciano da Costa Pereira é ordenado Sacerdote
No dia 17 de fevereiro de 2018, na Paróquia São Francisco de Assis, em Fortaleza (CE), o confrade Luciano da Costa Pereira foi ordenado sacerdote pelas mãos do bispo auxiliar de Belém (PA), D. Irineu Roman. Estiveram presentes vários sacerdotes Josefinos, diocesanos, bem como o Superior Geral da Congregação, Pe. Mario Aldegani – vindo de Roma (Itália) e o superior provincial padre Antônio Lauri de Souza, familiares, amigos e fiéis.
O confrade Josefino é natural de Pernambuco e conheceu Congregação na Área Pastoral São Francisco em Fortaleza, onde atualmente reside a sua família. Ele finalizou seus estudos teológicos em Londrina (PR).
A Província Brasileira do Imaculado Coração de Maria louva o Senhor pela escolha deste confrade para o ministério sacerdotal na Congregação dos Josefinos de Murialdo. Deseja-lhe muitas alegrias e bênçãos no ministério.
Fotos: Divulgação
-
Campanha da Fraternidade 2018 será lançada nesta quarta-feira de cinzas
A Campanha da Fraternidade (CF) 2018 será lançada nesta quarta-feira,14 de fevereiro, em uma cerimônia no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O evento acontecerá a partir das 10h.
Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a solenidade de lançamento da CF 2018 apresentará histórias de pessoas que lutam pela superação da violência. Um videodocumentário da CF, trabalho do padre Vilson Groh, e a mensagem do Papa Francisco para o período da Quaresma serão apresentados no dia do evento. Ao final da cerimônia de lançamento, a CNBB realizará uma coletiva de imprensa.
Sobre a importância do tema e da vivência dele por toda a sociedade, padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade, afirmou que superar a violência em vista de uma cultura da paz exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Segundo ele, sem a justiça social não haverá superação da violência.
Fonte: CNBB SUL
-
XVIII Capítulo Provincial (1º fase) é realizado em Caxias do Sul
Nos dias 5 e 6 de janeiro, a Província Brasileira celebrou o seu XVIII Capítulo Provincial - 1ª fase, em Fazenda Souza – Caxias do Sul (RS). Foram eleitos 30 confrades para serem os delegados, juntamente com o Provincial e Conselho que participaram por direito de função. Participaram ainda três confrades convidados pelo Provincial, bem como um leigo da Família de Murialdo que foi o senhor Elo João Back, que fora chamado pelo Padre Geral da Congregação para participar do Capítulo Geral a ser celebrado em Quito (Equador), de 3 a 24 de junho.
A assembleia preparou o Documento Capitular da Província Brasileira para contribuir nas reflexões do tema do XXIII Capítulo Geral: “Caminhando com os jovens, à escuta de um mundo em mudança, anunciamos a alegria do Evangelho, na partilha do carisma”. O encontro ainda escolheu os delegados ao Capítulo Geral: Pe. Marcelino Modleski, Pe. Dirceu Rigo e Pe. Nadir Poletto. O Pe. Antonio Lauri de Souza participará na condição de Provincial.
-
Exercícios espirituais e renovação de votos
Mais uma edição dos Exercícios Espirituais da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo aconteceu em Fazenda Souza, no dia 13 de janeiro, onde participaram 22 confrades das mais diversas comunidades do Brasil. O orientador foi Pe. Nadir Poletto. Outras edições ocorreram nos meses de setembro e dezembro de 2017, em Fazenda Souza e Brasília, respectivamente.
Ao término dos Exercícios Espirituais, renovaram os votos religiosos na Congregação os confrades: Antônio de Castro Lima, Cristiano Parnahiba de Souza, Ediglê Coutinho de Sousa, Gérson do Prado Júnior, Máximo Mantija e Welton Vieira de Andrade. Na mesma celebração presidida pelo Provincial, Pe. Antonio Lauri de Souza, os jovens religiosos, Fratres Antônio de Castro Lima, Máximo Mantija e Welton de Andrade receberam o Ministério de Acólitos.
Fotos: Divulgação