Notícias
-
25 anos de sacerdócio do Padre Dirceu Rigo em Fagundes Varela
No sábado, 13 de janeiro, ocorreu uma bela festa em celebração dos 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Dirceu Rigo, em Fagundes Varela (RS). O jubilando presidiu a Eucaristia ladeado de um expressivo número de confrades sacerdotes, do pároco, de um sacerdote paulino, e também do sacerdote que fora o pároco quando da ordenação do Pe. Dirceu. Na assembleia estavam seus familiares, inclusive a mãe do Pe. Dirceu, D. Maria Rigo com seus 89 anos de idade. Após a missa, os convidados foram recebidos para um jantar festivo. O Pe. Dirceu é, atualmente, pároco da Paróquia São Jorge, no Bairro Quintino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Parabéns, Pe. Dirceu! Desejamos que o seu sacerdócio de Josefino de Murialdo continue produzindo muitos frutos de alegria.
Fotos: José Carlos Cichelero e divulgação
-
Edições CNBB oferece curso online sobre a Campanha da Fraternidade 2018
A editora Edições CNBB disponibilizou neste mês de janeiro um curso online e gratuito em preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) de 2018. A edição da CF deste ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Voltada para padres, diáconos, coordenadores pastorais diocesanos, agentes pastorais e lideranças, a formação quer oferecer melhor compreensão da essência da proposta da CF 2018 e, de forma prática, dar indicações para aplicação na vida paroquial. “O Curso Campanha da Fraternidade 2018 nasce como uma proposta para auxiliar as comunidades paroquiais na promoção desta importante iniciativa realizada pela Igreja no Brasil”, informa a editora.
Para melhor compreensão da CF, a formação propõe uma “exploração maior do potencial de transformação social, catequese e pastoral e sugere um envolvimento maior daqueles que são os protagonistas da ação: os fiéis”.
“A proposta de prepararmos um curso online sobre a Campanha da Fraternidade parte da necessidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se comunicar também pelas mídias sociais”, conta o secretário executivo de Campanhas da entidade, padre Luís Fernando da Silva. “Nós percebemos que a CF atinge vários públicos com seus materiais, seus subsídios, na sua maioria escritos. Mas se faz necessário atingir o público que está nas mídias, nas redes sociais”, informa, lembrando que o desejo é que as pessoas tenham conhecimento da campanha e possam multiplicá-la nos vários ambientes para, assim, atingir novas pessoas.
De acordo com a proposta, são oito vídeos “curtos e objetivos” nos quais padre Luís Fernando da Silva, que ministra o curso, “aponta luzes e caminhos sobre o tema, que é tão sensível à realidade de todos nós”. Além dos vídeos, o participante receberá material de apoio para o itinerário do curso que ainda pretende dar dicas práticas para comunicar a mensagem da Campanha e superar a violência nos mais diversos contextos sociais.
“O curso ajuda a mensagem da campanha chegar no coração das pessoas. Não é uma reflexão meramente intelectual, ela convida para uma práxis. Neste ano, cada pessoa é convidada a superar a violência direta, cultural e também a lutar pela justiça social para superar a violência estrutural que se instaura no Brasil hoje”.
Padre Luís Fernando da Silva
Confira a ementa do curso:
1. O que é a Campanha da Fraternidade?
2. CF 2018 “Fraternidade e Superação da Violência – Parte 1
3. CF 2018 “Fraternidade e Superação da Violência – Parte 2
4. A violência nas Sagradas Escrituras
5. Novo testamento: Jesus anuncia o Evangelho da reconciliação e da paz
6. Igreja X Violência – Porque precisamos nos envolver
7. Ações práticas para superar a violência nas nossas comunidades
8. Dicas práticas para comunicar a mensagem da Campanha da Fraternidade.
-
Padre Idair Bonadiman celebra Jubileu Sacerdotal
Na manhã radiosa de domingo, 14 de janeiro, a simpática comunidade de São Jorge, de Garibaldi (RS), juntamente com os familiares do Pe. Idair Bonadiman acolheram vários sacerdotes, fraters e irmãos Josefinos de Murialdo, religiosas e muitos amigos e amigas vindos de perto e de longe. Celebrou-se neste dia, os 25 anos de sacerdócio do Pe. Idair Bonadiman, hoje pároco da Paróquia Santa Edwiges, em Belém do Pará. Após a bem preparada Eucaristia, celebrada ao ar livre e à sombra das árvores, o salão da comunidade, belamente enfeitado, acolheu os convidados para um almoço típico da região italiana. Padre Idair, desejamos a você a continuidade de fecunda e santa missão como sacerdote Josefino de Murialdo!
Fotos: Divulgação
-
Noviços Gustavo Meneghini e Mateus Wilian professam votos temporários
No domingo, 7 de janeiro, na capela do Seminário de Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) os noviços Gustavo Meneghini e Mateus Wilian professaram os Votos Temporários na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Familiares, amigos e religiosos fizeram-se presentes para a Celebração Eucarística presidida pelo provincial Padre Antonio Lauri de Souza. Após, ocorreu o almoço de confraternização.
Os professandos realizaram, durante 2017, o noviciado, no Bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, orientados pelo mestre-formador, Pe. Geraldo Boniatti.
No mesmo dia, também se realizou uma homenagem ao Pe. Ari Marin, natural de Antônio Prado, pelos seus 25 anos de vida sacerdotal. Atualmente ele atua na comunidade de Fazenda Souza. Os irmãos e familiares do Pe. Ari juntaram-se aos demais presentes da celebração dos primeiros votos para rezar e parabenizar o Pe. Ari.
Fotos: Divulgação
-
CNBB lança sobre legado do 4º Congresso Missionário Nacional
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acaba de lançar a publicação “4º Congresso Missionário Nacional – Missão Permanente – Reflexões e Propostas”.
Trata-se da sistematização do processo vivido no 4º Congresso Missionário Nacional, realizado de 7 a 10 de setembro de 2017, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). O encontro foi coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), um dos organismos ligados à CNBB.
Segundo o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Esmeraldo Barreto de Farias, com o material em mãos, é importante lê-lo com atenção e encontrar formas de partilhá-lo com as lideranças, comunidades e organismos.
O conteúdo do livro, publicado pela Edições CNBB, nasceu da temática central do Congresso: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado no convite do Papa Francisco para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria, e nos processos de preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado na Bolívia em julho deste ano.
A publicação está organizada em quatro partes, com a primeira formada pelos discursos proferidos na abertura do Congresso; a segunda pelas conferências: Igreja em Saída, Testemunho e Profetismo, Sinodalidade, Comunhão e Alegria do Evangelho. A terceira parte contém as sínteses das reflexões e propostas das 23 oficinas, bem como alguns depoimentos dos congressistas e síntese final dos assessores. A quarta parte traz a mensagem final às comunidades eclesiais. Todos os conteúdos são desafios para a missão ad gentes, até os confins do mundo e sem fronteiras.
A publicação você encontra no site da Edições CNBB, no endereço: www.edicoescnbb.com.br.
Foto: CNBB Divulgação
Fonte: CNBB Brasil
-
Religiosos Josefinos renovam os votos de Vida Consagrada
No dia 21 de novembro, os confrades Fabinílson Moreira, Leandro Freitas Gonçalves, Jéverson Andrade, Ricardo Lima e Sebastião de Souza renovaram a Profissão Religiosa na Congregação dos Josefinos de Murialdo. A celebração que aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará I, Distrito Federal (DF), foi presidida pelo provincial Pe. Antonio Lauri de Souza. O evento foi acompanhado pelos sacerdotes Pe. Nadir Poletto (formador) e pelo Pe. Aleixo Susin (Josefino pioneiro no Planalto Central).