Notícias
-
Josefinos serão homenageados na Câmara dos Deputados, em Brasília
Os religiosos Josefinos de Murialdo receberam o convite do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da presença dos Josefinos de Murialdo no Brasil e pelos 40 anos de Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (PR) – EPESMEL. O evento acontece no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
Informações: (61) 3215.5220 / 3216.1754
-
Curso de Formação aprofunda a Vida Religiosa
No ano da Vida Consagrada declarado pelo papa Francisco, a Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo realizou, de 07 a 09 de julho, no Centro de Formação Murialdo, em Brasília, a I Edição do Curso de Formação para irmãos e padres Josefinos, sob assessoria da Ir. Maria de Fátima Moraes.
O curso buscou aprofundar os valores e a vivência da Vida Religiosa nos tempos atuais e orar por aqueles que doam sua vida a serviço da igreja, através dos Conselhos Evangélicos – votos de pobreza, castidade e obediência.
A II Edição do Curso de Formação para os religiosos Josefinos acontece de 27 a 30 de julho, em Fazenda Souza (Caxias do Sul - RS).
O Ano da Vida Consagrada, que foi convocado pelo Papa Francisco, iniciou no dia 30 de novembro de 2014 e se estenderá até o dia 02 de fevereiro de 2016.
“Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!” (Papa Francisco)
-
Amigos de Murialdo da Serra Gaúcha promovem almoço beneficente
No domingo, 17 de maio, os Núcleos dos Leigos Amigos de Murialdo da Serra Gaúcha (AAMur, AlamBosco, AlamSchiavo, AlaMar e AlamSouza) realizaram, na comunidade Santa Rita (Paróquia de Ana Rech) em Caxias do Sul, um almoço beneficente em prol do Encontro Nacional dos Presidentes da Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM).
O evento foi articulado pelas diretorias dos núcleos que não mediram esforços para o sucesso do mesmo. O cardápio contou com risoto, carne de porco e frango, saladas, pão e vinho. Após, aconteceu o sorteio do tradicional rifão.
A solidariedade na doação de brindes e de ingredientes para o preparo do almoço, bem como o trabalho voluntário e incansável dos Leigos Amigos de Murialdo na comercialização dos ingressos e trabalho no dia foi garantia do sucesso.
Às 10h30min, aconteceu a missa festiva de São Leonardo Murialdo, presidida pelo Padre Raimundo Pauletti. A liturgia foi preparada pelas Irmãs Murialdinas e animada por lideranças jovens e adultas que, com gaitas, teclado e violão, deram o tom festivo à cerimônia. Na oportunidade, a Provincial das Irmãs Murialdinas, Ir. Cecília Ferrazza, leu a carta oficial dos superiores gerais enviada para a ocasião.
O evento contou com a presença querida da Presidente Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo, Senhora Carmelita Fontanella que, em sua fala destacou o belo gesto em prol dos menos favorecidos. “A solidariedade ajuda a todos, mas especial quem a pratica”, enfatizou.
O Encontro Nacional dos Presidentes dos Leigos Amigos de Murialdo acontece nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) e aprofundará o tema da Liderança.
-
Capela sobre o túmulo do padre João Schiavo é inaugurada
Neste domingo, 16 de março, foi inaugurada a capela sobre o túmulo do padre João Schiavo, em Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul. O local estava lotado para a missa. A mesma foi celebrada pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, acompanhado do bispo emérito de Uruguaiana, Dom Ângelo Salvador e muitos sacerdotes da congregação dos Josefinos. A solenidade também contou com a presença de inúmeras Irmãs Murialdinas, seminaristas e formandos, além de devotos que lotaram o espaço.
Segundo o provincial dos Josefinos, Pe. Antônio Lauri de Souza, “o Servo de Deus padre Schiavo, em breve deve ser anunciado pelo Vaticano como venerável, pois o processo de beatificação está sendo bem aceito em Roma e a comunidade local segue fervorosa”.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, como da primeira-dama, Alexandra Baldisserotto, representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho; do vice-prefeito, Antonio Feldmann; do subprefeito de Fazenda Souza, Jurandir Palandi; do deputado federal, Mauro Pereira, além de outras autoridades e convidados.
Clique aqui e confira todas fotos
Fotos: Volga
-
Josefinos de Murialdo celebram 100 anos de sua chegada ao Brasil
A Congregação de São José – Josefinos de Murialdo celebra, neste ano os 100 anos da chegada dos primeiros religiosos ao Brasil, mais precisamente em Quinta – Rio Grande (RS) Para marcar a data, está prevista uma agenda importante de eventos que acontecerá durante 2015.
No sábado, dia 10 de janeiro, no Teatro Murialdo em Caxias do Sul (RS), aconteceu a abertura das festividades e contou com a presença de autoridades e representantes da Família de Murialdo (religiosos e leigos) das 16 nações onde os religiosos se fazem presentes, bem como de um grande público das Comunidades Josefinas Brasileiras.
Na ocasião, aconteceu o lançamento do selo e da revista comemorativa dos 100 anos de história da vinda e da presença da Congregação de São José em terras brasileiras.
A revista foi lançada pelo Superior Provincial dos Josefinos de Murialdo no Brasil, Padre Antonio Lauri de Souza. Ele disse que, cada linha da revista é carregada de vida e sentido, marcada pela presença de Deus. Destacou os feitos de todos os missionários vindos da Itália, deixando terra, cultura, amigos e família. “Eles foram heróis na dedicação, trabalho e ajuda aos mais necessitados. Hoje, com nossa simplicidade continuamos a missão recebida, e nos fazemos presentes de sul a norte do Brasil atendendo, especialmente, crianças, adolescentes e jovens empobrecidos”, afirmou.
Para o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo, contou-se com a presença do coordenador de negócios da Empresa de Correios e Telégrafos no Rio Grande do Sul, Cesar Henrique Becker. O carimbo, assim como o selo postal personalizado, documenta, com riqueza de detalhes, a história, personagens, fatos e realizações que por sua importância, formam a vida nacional em seus diversos aspectos.
O Superior Geral da Congregação, Pe. Mario Aldegani, vindo de Roma, disse estar agradecido e feliz pela presença marcante da Congregação no Brasil. “Imaginemos quantas pessoas foram e são ajudadas. Como Família de Murialdo somos um recurso para os jovens do mundo, especialmente os mais pobres. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer... Devemos estar abertos às mudanças e prosseguir com ousadia por novos caminhos”.
A solenidade de sábado contou ainda com a apresentação de uma peça teatral com um grupo de alunos do Colégio Murialdo e apresentação da Banda Marcial Tradicionalista Murialdo.
No domingo, dia 11 de janeiro, ocorreu a missa festiva dos 100 Anos, presidida pelo Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e concelebrada por quase uma centena de sacerdotes. A Igreja Matriz de Ana Rech ficou lotada de fieis. O governador do estado, José Ivo Sartori (ex-aluno do Murialdo) esteve presente e destacou a importância dos religiosos na sua formação cidadã. “Muito do que sou hoje, devo aos Josefinos. Desejo que possam seguir em frente, marcando significativamente a vida de muitas outras crianças e jovens.”
Após a celebração, aconteceu a visita ao “Museu Itinerante” organizado no Colégio Murialdo de Ana Rech e ao meio-dia, o almoço festivo, no Salão Paroquial. -
PE. IRINEU ROMAN, JOSEFINO DE MURIALDO, ORDENADO BISPO
Na quarta-feira, 19 de março, às 9h30min, na Igreja Matriz São José de Vista Alegre do Prata (RS), o religioso Josefino, Pe. Irineu Roman foi ordenado bispo auxiliar de Belém do Pará. Os bispos ordenantes são Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo de Belém), Dom Alessandro Ruffinoni (Bispo de Caxias do Sul) e Dom Celmo Lazzari (Bispo do Vicariato Apostólico de Sucumbios – Equador). O religioso escolheu “Vim para Servir” como lema de seu ministério episcopal.
PE. IRINEU ROMAN pertence à Congregação de São José - Josefinos de Murialdo. Ele foi nomeado Bispo auxiliar de Belém do Pará, pelo Papa Francisco, com publicação no dia 8 de janeiro de 2014.
Pe. Irineu Roman nasceu em Vista Alegre do Prata, Diocese de Caxias do Sul, em 10 de agosto de 1958. Filho de Marcelino Roman e Idolvina Biasotto Roman (in memoriam). Ele fez a sua profissão perpétua em 02 de janeiro de 1988, na Congregação de São José - Josefinos de Murialdo e foi ordenado sacerdote em 1° de janeiro de 1990.
Após completar seus estudos elementares no Seminário da Congregação dos Josefinos (1973-1978), frequentou o primeiro ano na Faculdade de Filosofia da Imaculada Conceição de Viamão (1979) e o segundo na Universidade de Caxias do Sul (1980). Iniciou o Bacharelado em Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina (1984) e concluiu na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1985-1987).
No decorrer do ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos: diretor do Seminário Josefino Fazenda Souza, em Caxias do Sul (1990-1991), diretor do Seminário Josefino Ana Rech, em Caxias do Sul (1992-1994), vigário da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Planaltina, Arquidiocese de Brasília (1995-1998) e diretor do Seminário para vocações adultas (1996), diretor e tesoureiro da comunidade religiosa de Planaltina (1996-1998), pároco da paróquia de Santa Edwiges em Belém, Arquidiocese de Belém do Pará (desde 1999). Ocupou por vários anos a missão de Vigário Episcopal da Região São João Batista da Arquidiocese de Belém do Pará.
A DIOCESE DE BELÉM DO PARÁ (Dioecesis Belemensis de Para) foi ereta canonicamente pelo Papa Clemente XI, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V. Ela foi elevada à dignidade de Arquidiocese e Sé Metropolitana no dia1º de maio de 1906, por São Pio X.
Hoje, a Arquidiocese conta com uma população aproximada de 2.040.843 milhões de habitantes. Seu território é de 1.819,00 km² organizada em seis Regiões Episcopais compostas por 78 paróquias. Fazem parte da Arquidiocese os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.