Notícias
-
PADRE VILMAR ROECKER CELEBRA 25 ANOS DE VIDA SACERDOTAL
No dia 14 de Janeiro de 2024, juntamente com os confrades reunidos em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS), O Pe. Vilmar Roecker presidiu a celebração Eucarística da qual deu graças pelos 25 anos de vida sacerdotal.
Em sua homilia, o sacerdote ressaltou a importância da oração para o fortalecimento das vocações e do apoio que a Família Religiosa tem para ele. Aproveitou o momento para agradecer à Província Brasileira do Imaculado Coração de Maria pelos quase 40 anos de acompanhamento, desde quando ele ingressou.
-
FRATRES LEANDRO FREITAS, RICARDO LIMA E SEBASTIÃO SOUZA SÃO ORDENADOS DIÁCONOS
A Celebração de Ordenação Diaconal ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2024, às 18 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo (Caxias do Sul - RS), com imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre. O lema escolhido pelos religiosos que os conduzirá neste ministério ordenado fora retirado do Evangelho de Lucas 24,32: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”.
A ordenação diaconal contou com a presença dos 45 Confrades religiosos que se encontravam em Retiro Anual, de leigos oriundos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília; além de familiares que vieram do Ceará ao Rio Grande do Sul para prestigiar tal momento. Em seu discurso final, Diácono Leandro, em nome dos três ordenados, pontuou acerca do serviço que compete ao diácono e agradeceu a todos os que estavam presentes, como os amigos e familiares que acompanharam através da transmissão realizada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul.
“O serviço que o Senhor nos confiou hoje seja vivida na alegria, singeleza de coração e compromisso com os mais pobres. [...] O que seriam de nossas vocações sem o testemunho de nossos pais e mães, assim como, a oração e incentivo de nossos irmãos. [...] Diante de tão grande mistério só nos resta agradecer ao Bom Deus e render louvores pelo Dom de nossa vocação, pois nosso coração transborda de alegria em estar dando o que temos de mais precioso: o nosso SIM”.
CONHEÇA OS ORDENADOS:
Frater Leandro Gonçalves de Freitas nasceu no dia 29 de outubro de 1990 em Uruburetama (CE). É o segundo de cinco filhos de João Marques de Freitas e Maria Gorete Gonçalves de Freitas. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José, em 2012, na comunidade de Fortaleza. Em 2013 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2014, fez noviciado em Caxias do Sul (RS). No dia 10 de janeiro de 2015 professou os primeiros votos em Fazenda Souza. De 2015 e 2016 fez parte da comunidade religiosa da Casa Provincial e estudou Pedagogia na Faculdade Murialdo. Em 2017 e 2018 foi enviado para o Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia. No ano seguinte, fez o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social de Caxias do Sul, onde concluiu o curso de Pedagogia.
Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR), onde cursa Teologia na PUC/PR. No dia 21 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza; em 29 de outubro de 2022 recebeu o Ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo, em Londrina e no dia 05 de novembro de 2022 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Ricardo Rodrigues Lima nasceu no dia 27 de outubro de 1993, em Itapipoca (CE). É o primeiro dos quatro filhos de Lucimeire Rodrigues Lima. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2013 junto à comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2015, fez o noviciado em Caxias do Sul (RS). Após doze meses do ano canônico, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade do Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia entre 2016 e 2017 no Instituto São Boaventura. Após os estudos filosóficos foi enviado para o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social, em Caxias do Sul. No ano de 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina, onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 31 de março de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Capela da Comunidade da Epesmel; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Sebastião Souza da Silva nasceu no dia 07 de março de 1991, em General Sampaio (CE). É o décimo dos quinze filhos de Ana Maria Rodrigues de Sousa e Raimundo Moreira da Silva. Foi apresentado à Congregação de São José por intermédio de Eliene Brasileiro, ingressando, em 2013, na comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e em 2015 fez o noviciado em Caxias do Sul e emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, para o primeiro ano de Magistério. Entre 2017 a 2019 cursou Filosofia no Instituto São Boaventura e na Universidade Católica de Brasília. Após os estudos filosóficos, no ano de 2020 foi enviado para o segundo ano de Magistério na comunidade de Santa Fé, em Caxias do Sul. Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 20 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Paróquia São Paulo Apóstolo, Brasília; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
-
ENCONTRO DA FAMÍLIA DE MURIALDO COM RENOVAÇÕES DE VOTOS E MINISTÉRIO DE ACÓLITO
Por ocasião da Ordenação Diaconal dos Fratres Leandro Freitas, Ricardo Lima e Sebastião Souza, no dia 12 de Janeiro de 2024, membros da Família de Murialdo se encontraram na Paróquia São Leonardo Murialdo para celebrar a Vocação Religiosa.
Nesta mesma celebração, renovaram seus Votos de Pobreza, Castidade e Obediência os Fratres Carlos Alberto de Carvalho, Gean Barbosa, Fr. Osvaldo Filho e Fr. Ricardo Júnior. A solenidade foi presidida pelo provincial Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Além da renovação dos votos, o Fr. Osvaldo Filho recebeu o ministério do Acolitato.
Na homilia feita pelo pároco, Pe. Sérgio Murilo, o sacerdote josefino pontuou sobre o sentido do religioso deixar-se transfigurar. Durante o rito do Acolitado, Pe. Marcelino ressaltou a importância de tal ministério que Fr. Osvaldo estaria assumindo.
Os familiares dos confrades ordenandos agradeceram a Congregação pelo acolhimento dado. Sr. João (Pai do Fr. Leandro) exprimiu sua alegria em estar com o filho em tal momento de suma importância; Sra. Lucimeire (Mãe do Fr. Ricardo) expressou contentamento pela província acolher a “joia” que é o filho; e, Sra. Ellen (Sobrinha do Fr. Sebastião) transmitiu a emoção e orgulho que a família tem pela trajetória percorrida pelo tio.
-
RELIGIOSOS JOSEFINOS RETIRAM-SE EM FAZENDA SOUZA PARA ORAÇÃO
Entre os dias 08 a 12 de Janeiro de 2024, por volta de 40 religiosos josefinos se encontraram em Fazenda Souza, Caxias do Sul – RS para realizarem seu retiro anual, tendo como tema “Ser discípulo aprendiz de Jesus”, contando com a assessoria da Ir. Helena T. Rech, da Congregação das Servas da Santíssima Trindade.
O Retiro Espiritual é uma atividade que proporciona aos religiosos, um tempo para olhar os principais pontos de sua vida consagrada, o que está bem e o que precisa melhorar. É um momento especial de intimidade com Deus e de fortalecimento da espiritualidade, bem como de um percorrer, na presença de Deus, os diversos âmbitos da vida.
“O retiro anual é este momento em que paramos nossas atividades para fortalecer nossa espiritualidade. Abastecemos nossas energias e nos preparamos para melhor servir ao Reino de Deus”, pontuou Fr. Ricardo Lima.
-
Três religiosos Josefinos serão ordenados diáconos no dia 13 de janeiro
No dia 13 de janeiro de 2024, às 18 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo de Caxias do Sul (RS), ocorrerá a ordenação diaconal dos religiosos Frater Leandro Gonçalves de Freitas, Frater Ricardo Rodrigues Lima e Frater Sebastião Souza da Silva. Eles escolheram como lema: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32) e serão ordenados pela imposição das mãos de Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS).
CONHEÇA OS ORDENANDOS:
Frater Leandro Gonçalves de Freitas nasceu no dia29 de outubro de 1990 em Uruburetama (CE). É o segundo de cinco filhos de João Marques de Freitas e Maria Gorete Gonçalves de Freitas. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José, em 2012, na comunidade de Fortaleza. Em 2013 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2014, fez noviciado em Caxias do Sul (RS). No dia 10 de janeiro de 2015 professou os primeiros votos em Fazenda Souza. De 2015 e 2016 fez parte da comunidade religiosa da Casa Provincial e estudou Pedagogia na Faculdade Murialdo. Em 2017 e 2018 foi enviado para o Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia. No ano seguinte, fez o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social de Caxias do Sul, onde concluiu o curso de Pedagogia.
Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR), onde cursa Teologia na PUC/PR. No dia 21 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza; em 29 de outubro de 2022 recebeu o Ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo, em Londrina e no dia 05 de novembro de 2022 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Ricardo Rodrigues Lima nasceu no dia 27 de outubro de 1993, em Itapipoca (CE). É o primeiro de quatro filhos de Lucimeire Rodrigues Lima. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2013 junto à comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2015, fez o noviciado em Caxias do Sul (RS). Após doze meses do ano canônico, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade do Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia entre 2016 e 2017 no Instituto São Boaventura. Após os estudos filosóficos foi enviado para o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social, em Caxias do Sul. No ano de 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina, onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 31 de março de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Capela da Comunidade da Epesmel; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Sebastião Souza da Silva nasceu no dia 07 de março de 1991, em General Sampaio (CE). É o décimo dos quinze filhos de Ana Maria Rodrigues de Sousa e Raimundo Moreira da Silva. Foi apresentado à Congregação de São José por intermédio de Eliene Brasileiro, ingressando, em 2013, na comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e em 2015 fez o noviciado em Caxias do Sul e emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade de Ana Rech, em Caxias do Sul para o primeiro ano de Magistério. Entre 2017 a 2019 cursou Filosofia no Instituto São Boaventura e na Universidade Católica de Brasília. Após os estudos filosóficos, no ano de 2020 foi enviado para o segundo ano de Magistério na comunidade de Santa Fé, em Caxias do Sul. Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 20 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Paróquia São Paulo Apóstolo, Brasília; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
-
Jéverson de Andrade Santos é ordenado presbítero
Na sexta-feira, dia 08 de dezembro de 2023, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, às 19h30min, na igreja matriz Santa Rita de Cássia de Planaltina (DF), ocorreu a celebração eucarística com a Ordenação Presbiteral do religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Diácono Jéverson de Andrade Santos. A celebração teve como bispo ordenante o cardeal-arcebispo de Brasília, Dom Paulo César.
A celebração contou com a presença de muitos sacerdotes, religiosos e religiosas, amigos, familiares e povo de Deus e foi transmitida pelas redes sociais da paróquia Santa Rita de Cássia, bem como da Congregação dos Josefinos de Murialdo.
Em preparação à solenidade, aconteceu uma semana vocacional com encontros, celebrações, bênçãos, visita aos doentes entre outras atividades de animação. O neo-sacerdote escolheu como lema de ordenação, “Em Tuas Mãos” (Jr 18,6) a partir do profeta Jeremias que expressa sua configuração de vida: estar nas mãos de Deus, portanto estar em boas mãos, como expressa São Leonardo Murialdo.
PRIMEIRA MISSA: no sábado, dia 09, às 19 horas, na igreja matriz da Paróquia Santa Rita de Planaltina (DF) aconteceu a primeira missa do neo-sacerdote, Pe. Jeverson de Andrade. O conterrâneo, Padre Vitor Abreu Ribeiro fez homilia dando seu testemunho vocacional e direcionando ao Pe. Jeverson alguns conselhos que o sacerdote precisa ter, destacando a importância da alegria. “Um padre deve ser sempre alegria e transmitir alegria para seu povo”.