NOTÍCIAS

01 de novembro de 2022

Padre João Schiavo: 5 anos de Beatificação

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, aconteceu o tríduo festivo em comemoração aos cinco anos de beatificação do Pe. João Schiavo.  A solenidade contou com a presença dos superiores gerais das Irmãs Murialdinas de São José e dos Josefinos de Murialdo, Ir. Orsola Bertolotto e Pe. Tullio Locatelli, respectivamente.

No dia 28, às 19h30min, no Colégio Murialdo | Ana Rech | Caxias do Sul (RS), ocorreu o Painel: Beato João Schiavo - um religioso apaixonado pelas missões e o lançamento do livro: Linhas da Espiritualidade do Beato João Schiavo, de autoria do Pe. Tullio Locatelli. O motivo desta publicação – como declarou o próprio autor – tem por objetivo renovar a devoção e a memória de um confrade Josefino, tão amado e venerado, também pelas Irmãs Murialdinas, que o tiveram como iniciador do grupo brasileiro, pai espiritual das primeiras Irmãs e colaborador ativo de suas obras apostólicas. O evento encerrou-se com a sessão de autógrafos e coquetel de confraternização.

No sábado, dia 28, às 18h, aconteceu a missa de intronização da relíquia do Beato João Schiavo, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Caravaggio | Ana Rech | Caxias do Sul (RS), com a presença de fiéis e membros da Família de Murialdo.

No dia 30, domingo, uma missa solene foi presidida pelo Padre Tullio Locatelli, na Capela, em Fazenda Souza, local onde se encontra o túmulo do Beato João Schiavo, com a presença de sacerdotes Josefinos, Irmãs Murialdinas, Associação dos Amigos do Pe. João Schiavo, Associação do Leigos Amigos de Murialdo, Mães Apostólicas devotos e fiéis. O Coral Típico Italiano Ana Rech animou a celebração.

 

CONHEÇA O BEATO

- João Schiavo nasceu em 8 de julho de 1903, em Vicenza, Itália. Era filho de Luiz e Rosa e tinha oito irmãos.

- Em 1917, entrou na Congregação de São José.

- Fez noviciado em Volvera e, em 1919, começou a estudar filosofia e teologia. Em 10 de julho de 1927, foi ordenado padre.

- Chegou ao Brasil em 5 de setembro de 1931 e foi a Jaguarão. Em 25 de novembro, transferiu-se para Ana Rech e começou a trabalhar no Colégio Murialdo.

- Em 1935, ele se mudou para Galópolis, onde dirigiu uma escola e uma paróquia.

- Em 1937, assumiu a direção do Colégio Murialdo e a coordenação dos padres josefinos, em Ana Rech.

- A partir de 1956, Schiavo passou a morar no Seminário Josefino de Fazenda Souza e sededicar à formação das Irmãs Murialdinas de São José.

- Em 20 de novembro de 1966, foi internado com complicações no fígado causadas por uma hepatite.

- Faleceu às 9h30min de 27 de janeiro de 1967, aos 63 anos.

- Em 27 de janeiro de 2017 comemorou-se os 50 anos de sua morte com uma missa junto a capela do memorial de seu tumu

- Foi beatificado, no dia 28 de outubro de 2017, em Caxias do Sul (RS).

 

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS