NOTÍCIAS
05 de junho de 2024
Síntese da Primeira Semana do XXIV Capítulo Geral dos Josefinos de Murialdo
No dia 27 de maio de 2024, segunda-feira, teve início oficialmente o XXIV Capítulo Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), em Tralpan, na cidade do México. A abertura solene contou com a eleição da mesa diretora que coordena os trabalhos: presidente, Pe. Mario Aldegani; vice-presidente, Pe. Tullio Locatelli; secretário, Pe. Giuseppe Meluso, além de Nunzia Boccia e Pe. Marcelino Modelski. Participam 33 delegados e 13 convidados de todas as províncias e vice-províncias onde a Congregação se faz presente. Todos os dias ocorre a celebração eucarística, um dia em cada língua) e a oração das laudes e vésperas. Na parte da tarde, foram iniciados os exercícios espirituais, que continuaram no dia seguinte. Às 18 horas, foi realizada a missa solene que marcou o início espiritual dos trabalhos do Capítulo.
Na quarta e na quinta-feira, ocorreu a apresentação e a análise dos relatórios morais e econômicos pelo Conselho Geral. Estas sessões permitiram uma reflexão profunda sobre o estado atual da Congregação e os desafios a serem enfrentados.
Na sexta foi apresentado o Instrumentum Laboris, preparado pela comissão preparatória. À tarde, conforme estabelecido pelo Regimento dos Capítulos, os participantes se dividiram em quatro comissões temáticas: Escutando o grito dos jovens e da terra; Animados pelo Espírito, como irmãos e irmãs; Formação e Governo, economia e questões jurídicas. Cada comissão nomeou seus respectivos presidentes e secretários, iniciando a identificação de ideias e temas fundamentais.
No dia 01 de junho, memória de São Justino Mártir, a 6ª sessão da segunda fase do Capítulo focou nas ideias-chave para os próximos seis anos. Foram indicados pontos prioritários a serem tratados antes da eleição do novo padre geral e seu conselho. Ao meio-dia, a Santa Eucaristia foi celebrada em inglês pelos confrades da vice-província da África, com uma homilia do Pe. Andrew, que exortou ao sacrifício pelo bem da Congregação.
À tarde, uma excursão foi organizada para ajudar que os capitulares pudessem descansar e conhecer o centro da Cidade.
No dia 2 de junho, a jornada começou com a celebração da Santa Missa em português, presidida pelo Pe. Lidio Roman, da província brasileira. Após as discussões capitulares foram em relação ao Vicariato Apostólico de Napo, a tarde foi marcada pela notícia do falecimento de Dom Adriano Disconzi, levando a um momento de oração e a apresentação do programa do Capítulo até o dia 5 de junho.
Nos dias 03 e 04, os trabalhos pautaram os temas da Reorganização, da Formação Inicial e da sustentabilidade das frentes missionárias da África e da Índia.
Os trabalhos do XXIV Capítulo Geral da Congregação de São José continuarão ao longo desta semana e da próxima, com encerramento previsto para o dia 16 de junho. Que o Espírito de Deus continue a guiar os capitulares em suas decisões e reflexões, sempre em benefício da Congregação e dos jovens vulneráveis.