NOTÍCIAS
13 de janeiro de 2025
Retiro dos Religiosos Fortalece a Esperança e a Comunhão Fraterna
Entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2025, os religiosos da Província Brasileira participaram de um retiro espiritual que se tornou marco de fortalecimento espiritual e renovação vocacional. O encontro, conduzido pelo renomado pregador Frei Luiz Carlos Susin, foi encerrado com uma significativa celebração eucarística presidida pelo novo provincial, Pe. Lídio Roman.
Durante os dias de retiro, Frei Susin conduziu reflexões profundas sobre os desafios e as alegrias da vida consagrada, destacando a importância da comunhão fraterna e da fidelidade ao chamado de Deus. Suas palavras inspiradoras proporcionaram momentos de introspecção e renovaram o ardor missionário dos religiosos.
O encerramento do retiro aconteceu com uma celebração eucarística solene, que contou também com a presença do provincial e vice-provincial da Província Argentino-Chilena, Pe. Sebastián Martínez e Pe. Jesús Molina. Em sua primeira missa como provincial, Pe. Lídio Roman refletiu, em sua homilia, sobre a “esperança que não decepciona” (cf. Rm 5,5), incentivando os confrades a permanecerem unidos, confiando sempre na graça divina e no apoio mútuo.
A celebração foi marcada por momentos especiais, como a renovação dos votos de pobreza, castidade e obediência de oito fratres: Carlos Alberto Ferreira Matos de Carvalho, Emanuel Damián Guzman, Gean de Jesus Santiago Barbosa, Ian de Labriola Soares, Osvaldo Pereira da Silva Filho, Rennan Eduardo da Silva Dias, Ricardo Silva de Carvalho Júnior e Sérgio Manuel Suarez Mejía. Este gesto expressou a profunda entrega e compromisso de cada um com sua vocação.
Além disso, houve a instituição dos ministérios de leitorado e acolitado, enriquecendo ainda mais a liturgia. Fr. Gean Barbosa recebeu o ministério do leitorado, assumindo a missão de proclamar a Palavra de Deus com fidelidade e zelo. Já Fr. Sérgio Mejía foi instituído acólito, sendo chamado a servir com dedicação ao altar e à distribuição da Eucaristia.
Fr. Gean exultou pelo ministério recebido: "Os sentimentos que brota em meu coração neste momento é de muita alegria, ter recebido o Ministério do Leitorato foi um sinal da bondade de Deus, que sempre me acompanha ao longo de minha caminhada vocacional. Ao mesmo tempo, é claro, trata-se de um compromisso que assumo diante da Igreja e das pessoas em ser dócil na escuta, acolhida e no testemunho da Palavra de Deus ao longo desta jornada de configuração a Jesus Cristo, Bom Pastor. Ao dar este importante passo em meu discernimento vocacional, em meu coração, recordo tantos nomes de familiares, padres, Confrades, amigos e catequistas que, durante a minha vida, foram instrumentos de Deus, apresentando-me a Sua Palavra como fonte para vida nova. Portanto já nos diz o rito, “Como Leitor que proclama a Palavra de Deus, vais prestar uma grande ajuda nesta missão. Para isso receberás no povo de Deus um ofício particular, serás designado para servir a fé, que tem a sua raiz na Palavra de Deus”. Me coloco sempre nas mãos de Deus e que nosso Santo fundador São Leonardo Murialdo me acompanhe nesta minha caminhada."
Fr. Sérgio Mejia manifestou sua alegria pela renovação e recepção do ministério do Acolitado: "É de muita alegria para mim receber o ministério do acolitato, porque cada vez mais nos configuramos com Jesus, e damos passos neste processo formativo na Congregação. O ministério do acolitato é sempre um serviço ao povo de Deus, é por em prática aquilo que nos disse Jesus nos Evangelho: 'aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servidor de todos' (Mc 10, 45). Portanto, neste caminho de configuração com Jesus Cristo devemos seguir os passos do nosso mestre que se entrega e se doa por todos. Por isso, o serviço será sinônimo de ser acólito, já que os ministérios sempre estão ao serviço dos outros, não de nós mesmos. E nós Josefinos de Murialdo servimos num carisma específico, servimos as crianças, aos adolescentes e jovens para que elas possam encontrar caminhos de esperanças e de caridade, mostrando sempre aquele amor misericordioso que Deus tem por cada um de nós.".
Ao final da celebração, Pe. Lídio dirigiu palavras de encorajamento à assembleia, sublinhando a necessidade de disponibilidade e desprendimento para a missão. Ele entregou as obediências de transferências e nomeações, recordando que o religioso, em sua vocação, é chamado a confiar plenamente na providência divina.
O retiro, enriquecido pelas pregações de Frei Luiz Carlos Susin, foi um marco de renovação espiritual e fortalecimento da vida comunitária. Os religiosos da Província Brasileira encerraram o encontro revigorados em sua missão de levar a mensagem de Cristo com esperança e alegria, confiantes no apoio mútuo e na presença amorosa de Deus em suas vidas.