NOTÍCIAS

14 de agosto de 2024

Grupo de Estudo e Reflexão da FdM se reunirá no dia 18 de agosto

Encontro abordará o tema “Igreja: uma sinfonia vocacional” com a assessoria do Fr. Osvaldo Pereira Filho 

No domingo, 18 de agosto, das 20h às 21h, acontecerá o encontro mensal do Grupo de Estudo e Reflexão da Família de Murialdo (FDM), através da plataforma Google Meet. O tema será “Igreja: uma sinfonia vocacional”, com a assessoria do Fr. Osvaldo Pereira Filho, coordenador do Serviço de Animação Vocacional Murialdo. Este encontro, em sintonia com o espírito da Igreja, visa aprofundar o tema do mês vocacional, sendo direcionado aos membros da FDM, lideranças e todos que desejam se aprofundar na vida e na missão de Murialdo.

Você é convidado a fazer parte desta caminhada com a FDM, compartilhando a vida e a missão inspirados por São Leonardo Murialdo, testemunhando o amor misericordioso de Deus, especialmente para com as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidades.

 

PRÓXIMOS ENCONTROS:

- 18/09: Amizade social transformando vidas na FDM.

- 18/10: Ação evangelizadora na educação.

- 18/11: O sínodo em nossas comunidades.

 

Sobre o Mês Vocacional:

O surgimento do Mês Vocacional no Brasil é fruto do desejo de fomentar a vocação eclesial da comunidade. Em 1979, a Conferência de Puebla recordou que a vocação humana possui três dimensões: humana, cristã e específica. Todos somos chamados, primeiramente, a sermos humanos entre os demais humanos da terra. Ao vivermos nossa vocação humana, somos chamados por Deus Pai a seguir Jesus Cristo em um caminho específico, que vamos descobrindo progressivamente na medida em que vivemos nossa vocação humana e batismal.

Desde 1981, ao celebrar o Mês Vocacional, a Igreja no Brasil, por meio da CMOVIC (Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada), apresenta uma temática a ser refletida nas comunidades de todo o país. Para o ano de 2024, inspirada pela mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o tema escolhido é: "Igreja: uma Sinfonia Vocacional."

Uma sinfonia vive da sábia composição dos timbres de diversos instrumentos: cada um dá a sua contribuição, ora sozinho, ora em conjunto com outros, formando uma harmonia. A diversidade é necessária e indispensável.

É enriquecedor espelharmo-nos na imagem de uma orquestra para aprender, cada vez mais, a ser uma Igreja sinfônica e sinodal. Ao usar a expressão "sinfonia", o Santo Padre nos remete a muitas realidades, onde a vivência autêntica da vocação é o ambiente onde a unidade, a paz, a comunhão, a oração e a sinodalidade se tornam realidade. Por isso, a Igreja é uma Sinfonia Vocacional. 

O lema deste mês vocacional retoma o ensinamento de São Paulo VI no 1º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, ao relembrar o mandato de Jesus: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe". A Igreja jamais pode deixar de pedir a Deus pelas vocações. Através dessa grande sinfonia de oração, compreendemos que rezar pelas vocações significa, em primeiro lugar, comprometer-se a viver sua vocação com autenticidade e profundidade. Assim, com todas as notas vocacionais juntas e em harmonia, forma-se essa grande Sinfonia Vocacional.

Que o Mês Vocacional 2024 seja uma oportunidade para crescermos nessa comunhão eclesial, formando essa grande sinfonia vocacional, desde as Igrejas Domésticas até as Comunidades Eclesiais, com alegria e confiança, pedindo ao Senhor da messe, comprometidos a viver na harmonia de uma Igreja plenamente sinodal.No domingo, 18 de agosto, das 20h às 21h, acontecerá o encontro mensal do Grupo de Estudo e Reflexão da Família de Murialdo (FDM), através da plataforma Google Meet. O tema será “Igreja: uma sinfonia vocacional”, com a assessoria do Fr. Osvaldo Pereira Filho, coordenador do Serviço de Animação Vocacional Murialdo. Este encontro, em sintonia com o espírito da Igreja, visa aprofundar o tema do mês vocacional, sendo direcionado aos membros da FDM, lideranças e todos que desejam se aprofundar na vida e na missão de Murialdo.

Você é convidado a fazer parte desta caminhada com a FDM, compartilhando a vida e a missão inspirados por São Leonardo Murialdo, testemunhando o amor misericordioso de Deus, especialmente para com as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidades.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS