NOTÍCIAS
16 de janeiro de 2025
Segunda Fase do Capítulo Provincial enfatiza corresponsabilidade e aprofundamento espiritual
Nos dias 15 e 16 de janeiro de 2025, realizou-se em Fazenda Souza, Caxias do Sul (RS), a segunda fase do Capítulo Provincial. Este momento foi marcado por uma maior abertura à participação de leigos e por reflexões profundas sobre a vida religiosa e os desafios da missão.
O evento contou com a presença do Conselho Provincial eleito, varios religiosos da Província (sacerdotes e fratres), além de representantes leigos, que trouxeram contribuições de diferentes áreas:
- Maria Lucia, de Brasília (DF), representando as Paróquias;
- Ana Jullya, de Planaltina (DF), representando os Jovens;
- Marcia Paiva, de Londrina (PR), representando a Área Social;
- Carlos e Glória de Assis, de Londrina (PR), representando os Casais Vocacionais;
- Poliana Molin, de Caxias do Sul (RS), representando a ANALAN;
- Edmundo Marcon, de Caxias do Sul (RS), representando a Rede de Educação;
- Bernadete Chiesa e Geraldo Necker, de Caxias do Sul (RS), representando a Mantenedora.
O primeiro dia foi dedicado à apresentação dos relatórios do último sexênio (2019-2024), preparados pelas equipes da província. As exposições trouxeram uma visão ampla do trabalho realizado nos últimos anos, destacando avanços e desafios.
Os religiosos dedicaram maior tempo à avaliação da vida de oração, comunitária e apostólica, questões centrais para a identidade e a missão da vida consagrada. A análise dos relatórios do sexênio 2019-2024, elaborados pelas equipes da província, ofereceu um panorama das realizações, dos desafios enfrentados e da necessidade de constante renovação espiritual e pastoral.
Já no segundo dia, o foco voltou-se para o futuro. Foi elaborado o planejamento estratégico do triênio 2025-2027, com a definição de indicadores e ações comuns para o ano de 2025. Este trabalho destacou a importância da colaboração entre religiosos e leigos, reafirmando a corresponsabilidade na missão evangelizadora.
O inicio do segundo dia do Capítulo foi marcado por uma missa presidida pelo provincial, Pe. Lídio Roman. Em sua homília, o provincial destacou a importância do sentido de família e do comprometimento que todos devem ter para com a Província e a Igreja. Ao término da celebração, em um gesto simbólico, Pe. Lídio agradeceu ao antigo provincial, Pe. Marcelino Modelski, pelo trabalho realizado ao longo dos seis anos de seu provincialato, reconhecendo sua dedicação e liderança durante o período. Agradeceu ainda, a presença dos leigos que com seus dons enriquecem os trabalhos apostólicos realizados pela Congregação de São José, por meio da Província Brasileira do Imaculado Coração de Maria.
A inclusão significativa de leigos nesta etapa do Capítulo Provincial reflete o compromisso de construir uma Igreja cada vez mais sinodal, fortalecendo a comunhão e o serviço em um mundo repleto de desafios e oportunidades.