NOTÍCIAS
27 de setembro de 2024
Três religiosos professam os Votos Perpétuos na Congregação de São José
No domingo, 22 de setembro de 2024, a Paróquia Cristo Bom Pastor, em Londrina (PR), foi local abençoado da solene e emocionante Celebração Eucarística dos Votos Perpétuos de três fratres da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). A celebração, presidida pelo Pe. Nadir Poletto, Superior Geral da Congregação de São José, com sede em Roma, reuniu diversos religiosos e membros da comunidade local em um clima de profunda espiritualidade e comunhão. Nesta ocasião solene, os fratres Godwin Kwasi Kudzi, (natural de Gana - África), Juan Camilo Lozano Hinestroza (natural da Colômbia) e Pierre Paul Onitchango (de Benin – África), professaram seus votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência. Esse compromisso marca sua entrega definitiva a Deus e à vida consagrada.
Entre os participantes, destacaram-se o atual vice-provincial e provincial eleito para o próximo triênio, Pe. Lídio Roman; o conselheiro provincial Pe. Gilberto Florença da Câmara; o pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor, Pe. Celso Copetti, além dos sacerdotes da Comunidade Formativa do Teologado, Pe. Gabriel de Souza e Pe. Máximo Mantija. Estiveram presentes também os sacerdotes da Equipe de Formação da Província Brasileira: Pe. Carlos Wessler, Pe. Geraldo Boniatti, Pe. Geraldo Canever e Pe. Elves Bessa, além de outras autoridades religiosas como o missionário redentorista Pe. Willian e os sacerdotes da Comunidade da EPESMEL.
Os diáconos Leandro de Freitas, Ricardo Lima e Sebastião Souza também participaram, junto com fratres josefinos, a Família de Murialdo (Leigos Amigos de Murialdo, as Mães Apostólicas e o Instituto Secular), as religiosas Oblatas de São José e as Filhas de São José, seminaristas, além de amigos da Pontifícia Universidade Católica e da comunidade africana.
Os votos perpétuos possuem uma importância central na vida religiosa. Ao professarem esses votos, os fratres assumiram um compromisso irrevogável com a Igreja e os valores evangélicos, tornando-se sinais vivos da presença de Deus no mundo. A pobreza simboliza o desapego dos bens materiais; a castidade, a entrega plena ao amor de Deus e ao serviço à humanidade; e a obediência reflete a disposição em seguir os desígnios de Deus e a missão confiada pela Congregação.
A celebração foi marcada por momentos de profunda espiritualidade, renovando o compromisso dos religiosos com o carisma de São José e com a missão de servir à Igreja e à comunidade, especialmente os mais necessitados. A presença de amigos e membros da comunidade reforçou o apoio e a união em torno daqueles que, ao professarem seus votos perpétuos, se entregam inteiramente ao serviço de Deus.
Durante a celebração, em nome dos neo-professos, o Fr. Pierre Paul expressou sua gratidão pela alegria de viver esse momento com a comunidade local. Ele destacou que, mesmo com seus familiares em outros países, sentiu o acolhimento familiar entre os confrades e amigos no Brasil.
A solene celebração foi mais do que um rito; ela simbolizou a força do chamado à vocação religiosa e a missão daqueles que, como os religiosos Godwin, Juan e Pierre Paul, decidiram seguir o caminho de Cristo de forma plena e definitiva.
GODWIN KWASI KUDZI: "Deus me ama! Que alegria, que consolação!"
Nascido em 1º de março de 1992, na cidade de Kadjebi, em Gana, Godwin Kwasi Kudzi trilhou um caminho de fé e dedicação até este momento especial. Após ingressar na Congregação de São José, ele iniciou seu processo formativo em 2014, no Postulado em Gana. No ano seguinte, ingressou no Noviciado em Serra Leoa. Sua formação filosófica foi realizada em Gana entre 2016 e 2018. Em seguida, continuou sua formação no Chile, onde desempenhou atividades de Magistério até 2021. Atualmente, Godwin está no 3º ano de Teologia em Londrina (PR), onde continua a aprofundar sua vocação. Seus Primeiros Votos religiosos foram emitidos em 16 de julho de 2016.
JUAN CAMILO LOZANO HINESTROZA: "Na simplicidade do meu coração, alegre, vos dei tudo aquilo que tenho"
Juan Camilo Lozano Hinestroza nasceu em 13 de maio de 1991, em Bahía Solano, Chocó, na Colômbia. Sua trajetória religiosa começou em 2010, quando iniciou seus estudos em Filosofia em Chocó. Em 2018, após completar seu Postulado e Noviciado, Juan Camilo fez seus Primeiros Votos. De 2019 a 2022, dedicou-se ao estudo da Teologia em Londrina (PR). Desde 2023, ele realiza seu Magistério em Caxias do Sul (RS), onde atualmente está no 2º ano de formação. Com uma profunda experiência de Deus e um coração cheio de simplicidade, Juan Camilo se prepara para este momento de entrega total a Deus.
PIERRE PAUL ONITCHANGO: “Pour mon penchant à la liberté j’avais une aversion à devenir religieux. Et cependant le bon Dieu l’a fait!”
Pierre Paul Onitchango nasceu em 9 de maio de 1994, em Ganvié, Benim. Desde cedo, demonstrou um forte desejo de servir a Deus, apesar de sua inclinação inicial pela liberdade. Iniciou sua formação religiosa em 2014, no Postulado em Gana, seguido pelo Noviciado em Serra Leoa. De 2016 a 2019, Pierre Paul cursou Filosofia em Gana e, posteriormente, dedicou-se ao Magistério no Equador até 2021. Atualmente, ele está no 3º ano de Teologia em Londrina (PR). Seus Primeiros Votos foram realizados em 16 de julho de 2016. Sua jornada espiritual é um testemunho de como a graça de Deus pode transformar vidas e direcioná-las ao serviço religioso.