Notícias
-
Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza é Ordenado Diácono em Caxias do Sul
A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e a Família de Murialdo celebraram com alegria a ordenação diaconal do Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza no último domingo, 27 de outubro de 2024. A cerimônia, presidida por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, teve lugar na Paróquia de São Leonardo Murialdo, no Centro de Caxias do Sul. A solenidade foi acompanhada por sacerdotes da Congregação e da diocese, religiosas, seminaristas, leigos e membros da comunidade. A mãe de Juan Camilo, Elaine Hinestroza, viajou da Colômbia para presenciar este momento especial na vida do filho.
Em sua homilia, Dom José Gislon destacou a missão de serviço inerente ao ministério diaconal. “O Diácono é servo da comunhão que vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta comunhão se anuncia pela Palavra a todas as pessoas, se torna visível na comunhão com os pobres e se celebra ao partir do Pão”, declarou o bispo. Ele ressaltou que o diácono é chamado a ser um “servo de comunhão em meio aos pobres” e a viver o testemunho do serviço como dom e entrega de si mesmo, seguindo o exemplo de Cristo Servo.
O lema escolhido por Frater Juan Camilo para a sua ordenação foi inspirado no Evangelho de Lucas: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27), evidenciando o espírito de serviço que norteia sua vida e vocação.
Durante os agradecimentos, Frater Juan Camilo expressou sua gratidão a Deus pela vida e pela vocação, lembrando que "é Ele quem nos reúne para celebrarmos a nossa fé e a nossa ação de graças". Ele ressaltou que a celebração não se restringe apenas ao Bispo ou ao neo-diácono, mas é fruto da comunidade de fiéis reunida, unindo o Povo de Deus em uma unidade espiritual.
Em uma reflexão sobre sua jornada, Frater Juan Camilo compartilhou a inspiração que carrega de sua terra natal, repleta de agricultores e pescadores, destacando os desafios enfrentados: dificilmente se pega peixe na beira da praia... os pescadores têm que ir mar adentro, para águas mais profundas. “Servir ao Senhor nos leva para lugares jamais pensados... poucas vezes fui pescar, mas posso dizer que conheço muito bem os desafios dessa jornada”, disse, em alusão aos caminhos da fé que escolheu trilhar.
JUAN CAMILO LOZANO HINESTROZA:
nasceu em 13 de maio de 1991, em Bahía Solano, Chocó, na Colômbia. Sua trajetória religiosa começou em 2010, quando iniciou seus estudos em Filosofia em Chocó. Em 2018, após completar seu Postulado e Noviciado, Juan Camilo fez seus Primeiros Votos. De 2019 a 2022, dedicou-se ao estudo da Teologia em Londrina (PR). Desde 2023, ele realiza seu Magistério em Caxias do Sul (RS), onde atualmente está no 2º ano de formação. No dia 22 de setembro, professou os Votos perpétuos em Londrina (PR). Com uma profunda experiência de Deus e um coração cheio de simplicidade, Juan Camilo assumiu o diaconato, como “aquele que serve”.
-
Papa Francisco nomeia Dom Celmo Lazzari como Vigário Apostólico do Napo, no Equador
É com grande alegria que anunciamos a nomeação de Dom Celmo Lazzari, religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), como Vigário Apostólico do Napo, Equador. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco, e o Padre Geral Nadir Poletto convida toda a Congregação e a Família de Murialdo a se unirem em oração, agradecendo a Deus por esse momento tão especial.
QUEM É DOM CELMO LAZZARI
Nascido em 16 de junho de 1956, em Garibaldi (RS), na diocese de Caxias do Sul (Brasil), Dom Celmo Lazzari construiu uma sólida trajetória de dedicação pastoral e formação religiosa. Ele ingressou no seminário Josefino, onde completou seus estudos secundários, e posteriormente iniciou o noviciado, professando os primeiros votos em 1º de março de 1975 e os votos perpétuos em 9 de janeiro de 1982.
Após concluir seus estudos de Filosofia e Teologia em Londrina (PR), foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1982. Durante seu ministério, Dom Celmo assumiu diversas responsabilidades dentro da Congregação dos Josefinos, sempre demonstrando liderança e compromisso. Entre os cargos que ocupou estão:
- 1982-1987: Diretor da Comunidade Religiosa de Ana Rech e formador do Seminário Menor dos Josefinos, em Caxias do Sul
- 1987-1989: Formador de Filosofia, em Caxias do Sul
- 1990-1994: Formador de Teologia dos Josefinos, em Porto Alegre
- 1991-1992: Curso de Formação de Formadores em Roma
- 1992-1994: Vigário Provincial dos Josefinos no Brasil
- 1994-2000: Superior Provincial dos Josefinos no Brasil
- 2000-2006: Conselheiro Geral da Congregação e responsável pelas Missões, em Roma
- 2006-2010: Vigário Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo.
No dia 11 de junho de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou Vigário Apostólico de Napo (Equador). A ordenação episcopal ocorreu em 9 de outubro de 2010, na Igreja Matriz de Garibaldi, presidida por Dom Paolo Mietto, com a co-consagração de Dom Nei Paulo Moretto e Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni. Ele adotou como lema episcopal: "Unidos em Cristo para que o mundo creia".
A posse de Dom Celmo no Vicariato Apostólico de Napo ocorreu em 13 de novembro de 2010, na cidade de Tena, província de Napo, Equador. Em 21 de novembro de 2013, o Papa Francisco o transferiu para o Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, e em 23 de outubro de 2024 o nomeia como Vigário Apostólico do Napo, Equador.
-
Família de Murialdo promove encontro sobre Ação Evangelizadora
Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a Família de Murialdo (FDM) realiza seu encontro mensal de estudo e reflexão, com o tema "Ação evangelizadora e missionária na Família de Murialdo". O evento acontecerá de forma virtual, das 20h às 21h, através da plataforma Google Meet, e contará com a assessoria de Bernardete Chiesa.
O encontro será pautado na reflexão sobre a missão evangelizadora dos cristãos, inspirada no carisma de São Leonardo Murialdo. Sob o lema "Ide e convidai!", a FDM destaca o papel de todo cristão como testemunha do Evangelho em todos os ambientes, com um chamado especial para que a Igreja se abra ao mundo. Citando uma provocação profunda, Bernardete recorda que "o drama da Igreja é que Jesus continua a bater à porta, mas a partir de dentro, para que O deixemos sair". A fala sublinha a necessidade de ser uma Igreja missionária, que leve a mensagem de Cristo para as "encruzilhadas" do mundo atual, com fervor e presença ativa.
O carisma de São Leonardo Murialdo, no centro da espiritualidade da FDM, é a opção preferencial por crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A Família de Murialdo se compromete com a missão de testemunhar o amor misericordioso de Deus, levando esperança, acolhimento e apoio aos mais necessitados.
Todos são convidados a participar deste momento de reflexão e partilha, contribuindo para que a missão de amor, fé e ação chegue a cada vez mais corações. Mais informações sobre o encontro estão disponíveis diretamente com os coordenadores do grupo. -
Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza será ordenado diácono no dia 27 de outubro
A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e a Família de Murialdo têm a alegria de anunciar a Ordenação Diaconal do Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza. A celebração será presidida por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, e ocorrerá no dia 27 de outubro de 2024, às 18h, na Paróquia de São Leonardo Murialdo (Dr. Montaury, 710 | Centro).
O lema escolhido pelo religioso Juan Camilo para este momento importante em sua vida e vocação é inspirado no Evangelho de Lucas: "Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27), destacando o espírito de serviço que orienta sua vida e caminhada na Igreja.
Convidamos a todos a participarem deste momento especial de fé e comunhão, rezando pelo Juan Camilo e pelas vocações.
JUAN CAMILO LOZANO HINESTROZA:
Nasceu em 13 de maio de 1991, em Bahía Solano, Chocó, na Colômbia. Sua trajetória religiosa começou em 2010, quando iniciou seus estudos em Filosofia em Chocó. Em 2018, após completar seu Postulado e Noviciado, Juan Camilo fez seus Primeiros Votos. De 2019 a 2022, dedicou-se ao estudo da Teologia em Londrina (PR). Desde 2023, ele realiza seu Magistério em Caxias do Sul (RS), onde atualmente está no 2º ano de formação. Com uma profunda experiência de Deus e um coração cheio de simplicidade, Juan Camilo se prepara para este momento de entrega total a Deus. -
Três religiosos professam os Votos Perpétuos na Congregação de São José
No domingo, 22 de setembro de 2024, a Paróquia Cristo Bom Pastor, em Londrina (PR), foi local abençoado da solene e emocionante Celebração Eucarística dos Votos Perpétuos de três fratres da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). A celebração, presidida pelo Pe. Nadir Poletto, Superior Geral da Congregação de São José, com sede em Roma, reuniu diversos religiosos e membros da comunidade local em um clima de profunda espiritualidade e comunhão. Nesta ocasião solene, os fratres Godwin Kwasi Kudzi, (natural de Gana - África), Juan Camilo Lozano Hinestroza (natural da Colômbia) e Pierre Paul Onitchango (de Benin – África), professaram seus votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência. Esse compromisso marca sua entrega definitiva a Deus e à vida consagrada.
Entre os participantes, destacaram-se o atual vice-provincial e provincial eleito para o próximo triênio, Pe. Lídio Roman; o conselheiro provincial Pe. Gilberto Florença da Câmara; o pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor, Pe. Celso Copetti, além dos sacerdotes da Comunidade Formativa do Teologado, Pe. Gabriel de Souza e Pe. Máximo Mantija. Estiveram presentes também os sacerdotes da Equipe de Formação da Província Brasileira: Pe. Carlos Wessler, Pe. Geraldo Boniatti, Pe. Geraldo Canever e Pe. Elves Bessa, além de outras autoridades religiosas como o missionário redentorista Pe. Willian e os sacerdotes da Comunidade da EPESMEL.
Os diáconos Leandro de Freitas, Ricardo Lima e Sebastião Souza também participaram, junto com fratres josefinos, a Família de Murialdo (Leigos Amigos de Murialdo, as Mães Apostólicas e o Instituto Secular), as religiosas Oblatas de São José e as Filhas de São José, seminaristas, além de amigos da Pontifícia Universidade Católica e da comunidade africana.
Os votos perpétuos possuem uma importância central na vida religiosa. Ao professarem esses votos, os fratres assumiram um compromisso irrevogável com a Igreja e os valores evangélicos, tornando-se sinais vivos da presença de Deus no mundo. A pobreza simboliza o desapego dos bens materiais; a castidade, a entrega plena ao amor de Deus e ao serviço à humanidade; e a obediência reflete a disposição em seguir os desígnios de Deus e a missão confiada pela Congregação.
A celebração foi marcada por momentos de profunda espiritualidade, renovando o compromisso dos religiosos com o carisma de São José e com a missão de servir à Igreja e à comunidade, especialmente os mais necessitados. A presença de amigos e membros da comunidade reforçou o apoio e a união em torno daqueles que, ao professarem seus votos perpétuos, se entregam inteiramente ao serviço de Deus.
Durante a celebração, em nome dos neo-professos, o Fr. Pierre Paul expressou sua gratidão pela alegria de viver esse momento com a comunidade local. Ele destacou que, mesmo com seus familiares em outros países, sentiu o acolhimento familiar entre os confrades e amigos no Brasil.
A solene celebração foi mais do que um rito; ela simbolizou a força do chamado à vocação religiosa e a missão daqueles que, como os religiosos Godwin, Juan e Pierre Paul, decidiram seguir o caminho de Cristo de forma plena e definitiva.GODWIN KWASI KUDZI: "Deus me ama! Que alegria, que consolação!"
Nascido em 1º de março de 1992, na cidade de Kadjebi, em Gana, Godwin Kwasi Kudzi trilhou um caminho de fé e dedicação até este momento especial. Após ingressar na Congregação de São José, ele iniciou seu processo formativo em 2014, no Postulado em Gana. No ano seguinte, ingressou no Noviciado em Serra Leoa. Sua formação filosófica foi realizada em Gana entre 2016 e 2018. Em seguida, continuou sua formação no Chile, onde desempenhou atividades de Magistério até 2021. Atualmente, Godwin está no 3º ano de Teologia em Londrina (PR), onde continua a aprofundar sua vocação. Seus Primeiros Votos religiosos foram emitidos em 16 de julho de 2016.
JUAN CAMILO LOZANO HINESTROZA: "Na simplicidade do meu coração, alegre, vos dei tudo aquilo que tenho"
Juan Camilo Lozano Hinestroza nasceu em 13 de maio de 1991, em Bahía Solano, Chocó, na Colômbia. Sua trajetória religiosa começou em 2010, quando iniciou seus estudos em Filosofia em Chocó. Em 2018, após completar seu Postulado e Noviciado, Juan Camilo fez seus Primeiros Votos. De 2019 a 2022, dedicou-se ao estudo da Teologia em Londrina (PR). Desde 2023, ele realiza seu Magistério em Caxias do Sul (RS), onde atualmente está no 2º ano de formação. Com uma profunda experiência de Deus e um coração cheio de simplicidade, Juan Camilo se prepara para este momento de entrega total a Deus.
PIERRE PAUL ONITCHANGO: “Pour mon penchant à la liberté j’avais une aversion à devenir religieux. Et cependant le bon Dieu l’a fait!”
Pierre Paul Onitchango nasceu em 9 de maio de 1994, em Ganvié, Benim. Desde cedo, demonstrou um forte desejo de servir a Deus, apesar de sua inclinação inicial pela liberdade. Iniciou sua formação religiosa em 2014, no Postulado em Gana, seguido pelo Noviciado em Serra Leoa. De 2016 a 2019, Pierre Paul cursou Filosofia em Gana e, posteriormente, dedicou-se ao Magistério no Equador até 2021. Atualmente, ele está no 3º ano de Teologia em Londrina (PR). Seus Primeiros Votos foram realizados em 16 de julho de 2016. Sua jornada espiritual é um testemunho de como a graça de Deus pode transformar vidas e direcioná-las ao serviço religioso.
-
Grupo de Estudo e Reflexão da FdM se reunirá no dia 18 de agosto
Encontro abordará o tema “Amizade Social transformando vidas na Família de Murialdo, com a assessoria de Márcia Paiva
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, das 20h às 21h, acontecerá o encontro mensal do Grupo de Estudo e Reflexão da Família de Murialdo (FDM), através da plataforma Google Meet. O tema será “Amizade Social Transformando Vidas”, com assessoria de Márcia Paiva, coordenadora do Conselho Corporativo da Rede de Ação Social Murialdo.
Em sintonia com o magistério do Papa Francisco e com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, o encontro busca despertar para o valor da fraternidade humana, identificar iniciativas de comunhão e reconciliação, e redescobrir, à luz da Palavra de Deus, a fraternidade e a amizade social. O objetivo é incentivar ações de reconciliação entre pessoas, famílias e comunidades, além de fortalecer o carisma e a missão de Murialdo.
Você é convidado a fazer parte dessa caminhada com a FDM, compartilhando a vida e a missão inspirada por São Leonardo Murialdo, testemunhando o amor misericordioso de Deus, especialmente em favor de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.PRÓXIMOS ENCONTROS:
- 18/10: Ação evangelizadora na educação.
- 18/11: O sínodo em nossas comunidades.